
 
Revista Eletrônica da ANPHLAC, ISSN 1679-1061, Nº. 18, p. 189-222, jan./jul. 2015. 

http://revista.anphlac.org.br/ 

189 

 

Grande imprensa e ideologia da solução autoritária: uma visão Argentina do golpe 

de 1964 no Brasil pelos olhos do Clarín 

 

Great press and ideology of the authoritative solution: an Argentine vision of 1964 

coup in Brazil by the eyes of Clarín 

 

Helder Gordim da Siveira
1
 

 

 

Resumo 

Este artigo analisa a forma pela qual o diário argentino Clarín relatou/representou o golpe 

civil-militar de 1964 no Brasil enquanto notícia/acontecimento, e busca enfatizar como o 

discurso jornalístico, a partir da mobilização de imagens e interpretações recorrentes, 

possivelmente atuou como um importante componente de uma ideologia da solução 

autoritária frente à crise política e institucional que crescia na região desde, pelo menos, a 

década de 1950. 

 

Palavras-chave: Ditadura Civil-Militar; Argentina-Brasil; jornal Clarín. 

 

Abstract 

This paper analyses the way by which argentine daily Clarín reported/represented 1964 

civilian-military coup in Brazil as a new/fact, intending to underline how that 

journalistic discourse, as mobilize recurrent images and interpretations, possibly acted 

as an important component of an ideology of authoritative solution face of the political 

and institutional crises that were growing in the region since as early as the decade of 

1950. 

 

Keywords: Civilian-Military Dictatorship; Argentine-Brazil; Clarín newspaper. 

 

 

Artigo recebido em: 30/01/2015 

Artigo aprovado para publicação em: 25/04/2015 

 

 

 

 

                                                 
1
 Helder Gordim da Siveira: professor do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em 

História da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. E-mail: helders@pucrs.br 

 



 
Revista Eletrônica da ANPHLAC, ISSN 1679-1061, Nº. 18, p. 189-222, jan./jul. 2015. 

http://revista.anphlac.org.br/ 

190 

 

1- Introdução 

 

O presente artigo tem como pressuposto básico a consideração segundo a 

qual os mass media, particularmente a imprensa informativa empresarial, a chamada 

Grande Imprensa, constituem-se atores complexos que desempenham papel de 

relevância central na esfera política interna dos Estados e nas relações internacionais 

contemporâneas. Tem-se fundamentalmente em conta que, por meio dos mecanismos, 

instituições e estruturas técnicas e mercadológicas de difusão da comunicação de massa, 

circulam mundialmente, e no interior dos espaços regionais e nacionais, as formas 

discursivas e imagéticas que se tornarão hegemônicas - considerando-se o espaço de 

conflito sociopolítico em que se pode constituir o meio de comunicação específico e/ou 

a variedade deste - na representação e na composição mesma da realidade supostamente 

objetiva do mundo assim formado, fundada na categoria notícia-acontecimento, basilar 

do discurso jornalístico.  

A designação imprensa informativa empresarial é aqui uma referência genérica 

aos jornais diários com forma, conteúdo e natureza organizacional resultantes da transição 

que se verifica, grosso modo, a partir das décadas finais do século XIX, com origem 

marcada nos Estados Unidos, mas com reflexos imediatos na Europa e na América 

Latina. Tratava-se da passagem de uma imprensa essencialmente ligada às disputas 

ideológicas e partidárias da arena pública e estatal para uma atividade jornalística que 

vinha a reivindicar independência e autonomia em relação àquelas disputas, fundada na 

perspectiva de profissionalização, de empreendimento empresarial e de objetividade 

informativa (THOMPSON, 1995; GOLDSTEIN, 1987).  

Tal processo de transição não representou, todavia, o abandono da noção liberal 

clássica da imprensa como tribuna de discussão civilizada das diferentes posições 

políticas, então de alguma forma análoga ao Parlamento, sem compor o poder estatal. 

Bem ao contrário, a construção da autonomia do campo jornalístico moderno e o 

fortalecimento acelerado de seus capitais econômico e simbólico parecem ter concorrido 

para o reforço da reivindicação doutrinária em torno da assim denominada “liberdade de 

imprensa”, identificada progressivamente com a noção clássica de liberdade de expressão 



 
Revista Eletrônica da ANPHLAC, ISSN 1679-1061, Nº. 18, p. 189-222, jan./jul. 2015. 

http://revista.anphlac.org.br/ 

191 

 

e de informação associada ao Estado de Direito moderno e ao espaço público que, desta 

forma, este parecia garantir, no âmbito da sociedade civil.  

Tem-se aqui, portanto, em conta que as formas de referência deste discurso sobre 

a esfera política e seus conflitos, nacionais e internacionais - no caso presente, o golpe de 

1964 no Brasil noticiado na Argentina - são geralmente embasadas, implícita ou 

explicitamente, nos conceitos essenciais da matriz doutrinária liberal, que surge ali 

naturalizada, constituindo uma forma de liberalismo profissional típico do campo. 

Entra aqui igualmente em consideração o tema dos fluxos de informação no 

sistema internacional, particularmente a partir da atuação e da esfera de poder específica 

das Agências de Notícias (ALLEYNE, 1995; FREDERICK, 1993; THUSSU, 2000), e a 

recepção/adaptação dos materiais por elas comercializados pelos meios de comunicação 

no interior dos variados espaços públicos nacionais, tendo-se em vista particularmente 

as seções ou espaços de notícias internacionais (associadas a análises, interpretações e 

opiniões especializadas ou de natureza editorial) dos jornais da imprensa informativa 

empresarial. Este tipo de jornal torna-se, então, ator essencial nas políticas interna e 

externa de um país, ao se revestir da forma pela qual uma dada visão do espaço 

internacional - em seus atores, conflitos e padrões de estruturação - se apresente como 

hegemônica, associada a variadas posições de poder ou a confrontos em torno deste no 

espaço público nacional, frente aos quais aquela forma de imprensa busca posicionar-se, 

segundo suas especificidades institucionais e campo diferenciado de interação social 

(PIZARRO, 2008).  

É nesse sentido que aqui se busca pensar o órgão jornalístico, 

especificamente o argentino Clarín, como ator político complexo ao noticiar para seu 

público a crise brasileira de 1964 e a solução autoritária/golpista para tal crise. 

Para tanto, tem-se como perspectiva teórica, por um lado, os termos da 

discussão posta por Pierre Nora (1979) em texto célebre a respeito da natureza do 

acontecimento como categoria constituinte da história contemporânea, e, por outro, a 

tradição analítica relativa ao conceito de ideologia, atualizado em John Thompson 

(1995, p. 43-89) como forma geral de interpretação de um possível papel histórico das 

formas simbólicas no universo do político. Nesse sentido, o autor refere que “a análise 

da ideologia [...] está primeiramente interessada com as maneiras como as formas 



 
Revista Eletrônica da ANPHLAC, ISSN 1679-1061, Nº. 18, p. 189-222, jan./jul. 2015. 

http://revista.anphlac.org.br/ 

192 

 

simbólicas se entrecruzam com relações de poder” e que “estudar a ideologia é estudar 

as maneiras como o sentido serve para estabelecer e sustentar relações de dominação”, 

sendo que “fenômenos ideológicos são fenômenos simbólicos significativos desde que 

eles sirvam, em circunstâncias sócio-históricas específicas, para estabelecer e sustentar 

relações de dominação” (THOMPSON, 1995, p. 75-76). Sempre nessa direção, importa, 

com o autor, destacar que 

 

[...] caracterizar fenômenos simbólicos como ideológicos não coloca, 

necessariamente, sobre o analista, o encargo de demonstrar que os 

fenômenos assim caracterizados são, em certo sentido, ‘falsos’. O que 

nos interessa [...] não é [...] a verdade ou a falsidade das formas 

simbólicas: antes interessam-nos as maneiras como essas formas 

servem, em circunstâncias particulares, para estabelecer e sustentar 

relações de dominação (THOMPSON, 1995, p.76-77). 

 

Nesse sentido, considerando a questão do acontecimento acima posta e a 

possibilidade de interpretar a construção deste no discurso jornalístico moderno como 

ideologia, é aqui seguida a posição de Muniz Sodré (2009, p. 15) quanto à centralidade 

da categoria notícia neste discurso: 

 

[...] o jornalismo [...] mobiliza diferentes tipos de discurso, mas a sua 

moderna centralidade conceitual apoia-se na notícia. E esta forma de 

captação e comunicação do fato é uma dessas estratégias cuja 

mitologia liberal-mercadológica costuma fazer esquecer os 

procedimentos retóricos e imaginosos que presidem à construção do 

acontecimento. 

 

Igualmente a respeito dessa relação essencial acontecimento-notícia que 

embasa o discurso jornalístico aqui tratado, por seu turno Miquel Alsina argumenta: 

 

[...] hay que puntualizar que un acontecimiento no es una realidad 

objetiva, exterior y ajena al sujeto perceptor del mismo [...]. La teoría 

de la construcción social de la realidad [...] hace referencia a la vida 

cotidiana. [...] los acontecimientos son ‘realidades’ históricas 

determinadas socioculturalmente, como puede apreciarse en la 

variación histórica que en los mismos se han producido. En la 

actualidad los mass media establecen unos parámetros para delimitar 

los hechos que cabe considerar como acontecimientos (1996, p. 16-

17). 

 



 
Revista Eletrônica da ANPHLAC, ISSN 1679-1061, Nº. 18, p. 189-222, jan./jul. 2015. 

http://revista.anphlac.org.br/ 

193 

 

Assim, na esteira dos fundamentos conceituais propostos pelos referidos 

autores, entende-se aqui o discurso jornalístico moderno essencialmente como narrativa 

embasada na categoria notícia, a qual, mobilizando formas discursivas diversas, 

constitui o que no plano do espaço público pode se situar como acontecimento, dentro 

de certos padrões de racionalização que podem tornar-se hegemônicos.  

Nesse sentido, sustenta-se que tais formas de construção de um 

acontecimento, particularmente em um país estrangeiro, operadas pelos meios de 

comunicação de massa e “afinado com a estrutura ideológica do sistema informativo, 

cuja forma mais evidente é a presumida transparência da realidade” (SODRÉ, 2009, 

p.16. Grifo no original), podem representar para certa comunidade de leitores 

racionalizações de uma ameaça a ser evitada, um exemplo a ser seguido ou uma 

manifestação de tendência posta como inevitável, apenas para exemplificar. 

Nessa direção, Brasil e Argentina representam-se mutuamente como os 

países mais poderosos no cenário sul-americano e, eventualmente, como polos de uma 

disputa pela supremacia estratégica em tal espaço, ao menos até os anos 1970. Nessa 

perspectiva, constroem-se nos círculos diplomáticos e intelectuais, na imprensa 

informativa empresarial aqui destacada e em outras esferas de produção discursiva 

representações constituintes de identificação e contraste em ambos os países, em relação 

a acontecimentos e/ou cursos de longo prazo de suas respectivas ordens 

socioeconômicas e políticas internas. 

 Especificamente na conjuntura da década de 1960, contexto aqui 

considerado, Brasil e Argentina atravessam os impasses condicionados pela crise dos 

respectivos modelos de modernização socioeconômica das eras varguista e peronista, 

diante do cenário da Guerra Fria, no qual a Revolução Cubana atuava como um 

extraordinário catalisador de tensões (CAVLAK, 2007; RAPOPORT e LAUFER, 

2000). 

Nesse contexto, os elementos discursivos constituintes de uma ideologia da 

solução autoritária/golpista para tal crise são construídos em parte da grande imprensa - 

sempre desde sua perspectiva específica de interesse, formas de atuação e 

posicionamento de campo - já ao longo da década anterior. Tal construção associava-se, 

por diversos mecanismos, às posições de poder dos grupos antivarguista e antiperonista, 



 
Revista Eletrônica da ANPHLAC, ISSN 1679-1061, Nº. 18, p. 189-222, jan./jul. 2015. 

http://revista.anphlac.org.br/ 

194 

 

no interior das Forças Armadas e em diversas esferas civis, sem ser delas meramente 

derivada, de forma geral. Os condicionantes políticos do suicídio de Vargas e da 

deposição de Perón pela Revolução Libertadora de 1955 são emblemáticos das ações 

institucionais e extra-institucionais desses grupos (DONGHI, 2000; DE RIZ, 2000; 

POTASH, 1994; GOLDWERT, 1972; ROMERO, 2004).  

É nessa perspectiva que propomos interpretar o discurso veiculado no diário 

Clarín, ao compor a rede de notícias-acontecimentos em torno da crise do governo 

Goulart e do golpe de Estado que implanta a ditadura civil-militar no Brasil, como um 

contributo político essencial para a veiculação, ou reprodução, sempre nos termos da 

inserção sociopolítica da imprensa informativa empresarial, de uma ideologia da 

solução autoritária. Vale dizer, como uma forma de construção dos acontecimentos a 

qual mobiliza o sentido - notadamente pela incorporação dos fundamentos da visão 

anticomunista/antipopulista pelo liberalismo de profissão - para estabelecer uma lógica 

narrativa em cujo conteúdo explica-se, racionaliza-se e se legitima a ruptura 

institucional no país vizinho, posto tradicionalmente como espelho, mesmo que para 

visualização de contrastes relativamente à Argentina. 

O corpus documental trabalhado se compôs de todas as edições do Clarín 

do mês de março até 5 de abril de 1964. Destacaram-se, inicialmente, as matérias 

relativas aos acontecimentos que marcaram a crise final do governo Goulart e, a seguir, 

analisaram-se todas as edições que cobrem o desfecho golpista, a partir de 1º de abril. 

Nos termos teóricos acima postos, a análise é estritamente qualitativa, como 

interpretação das formas possíveis de operação ideológica na construção da notícia, seja 

via material das agências internacionais, seja nas matérias de conteúdo analítico ou 

opinativo de editoriais, colunistas e enviado especial, considerando-se um conteúdo 

possível dos textos e as formas jornalísticas de destaque e posicionamento destes nas 

edições específicas do diário. A interpretação assim proposta refere-se exclusivamente à 

esfera de produção do discurso, apoiando-se em uma possibilidade de leitura possível 

no conjunto do público leitor do diário - provavelmente, uma parcela letrada com 

instrumentos intelectuais idôneos para fundamentar interesse no noticiário internacional 

e compartilhar conceitos-chave da produção textual -, não se ignorando a existência, 



 
Revista Eletrônica da ANPHLAC, ISSN 1679-1061, Nº. 18, p. 189-222, jan./jul. 2015. 

http://revista.anphlac.org.br/ 

195 

 

aqui não trabalhada, das múltiplas e diferenciadas esferas de recepção do discurso 

jornalístico como forma de comunicação de massa.  

 

2-O Clarín: Nascimento e Trajetória no Jornalismo Argentino 

 

Em 28 de agosto de 1945, com a primeira página de logotipo vermelho 

dominada pelas notícias referentes ao término da Guerra, tiragem de 150.000 

exemplares de 20 páginas, ao preço de 5 centavos - cerca da metade daquele dos 

grandes diários -, aparecia nas ruas de Buenos Aires o matutino Clarín, em formato 

tabloide, inspirado no inglês The Mirror e à semelhança do argentino El Mundo. 

Tratava-se de um empreendimento do político, jornalista e estancieiro Roberto Jorge 

Noble, dissidente do socialismo argentino da década de 1920. Noble, nos anos 1930, 

alinhando-se aos grupos anticomunistas, fundara o chamado socialismo independente e 

chegara a ocupar a pasta de ministro do interior do governo conservador da província de 

Buenos Aires, presidido por Manuel Fresco. 

Ao que parece, o Clarín representava para seu proprietário um projeto de 

natureza tanto política quanto comercial, confluência de campos característica, aliás, do 

jornalismo moderno. Para tentar superar a relativa obscuridade, por um lado, e lucrar 

com o empreendimento, por outro, Noble vendera uma de suas principais propriedades 

rurais para efetivar a compra de bobinas de papel, artigo bastante caro nas condições do 

pós-guerra. No mais, com um investimento inicial da ordem de 1.250.000 dólares à 

época, o Clarín surgia em sede muito modesta, na rua Moreno, com pessoal reduzido, 

embora qualificado e experiente, quando alugava as impressoras de Notícias Gráficas e 

com um futuro bastante incerto.  

Sobre o surgimento do novo jornal portenho, Carlos Ulanovsky afirma que 

“Clarín salió a la calle con la idea de apoyar los cambios de un país tradicionalmente 

agrícola-ganadero que ahora aspiraba a hacerse fuerte en grandes, medianas y pequenas 

industrias y a desarrollarse más dentro de fábricas que en el campo” (2005, p. 109). 

Até o final da década de 1940, as incertezas inicias converteram-se em um 

grande êxito empresarial, pois o Clarín crescia vertiginosamente em vendas, em 

influência e popularidade. Carlos Ulanovsky alinha alguns fatores deste sucesso do 



 
Revista Eletrônica da ANPHLAC, ISSN 1679-1061, Nº. 18, p. 189-222, jan./jul. 2015. 

http://revista.anphlac.org.br/ 

196 

 

matutino portenho. Primeiramente, o autor aponta nesse sentido a eficiência do sistema 

de distribuição, pelo qual o Clarín chegava aos pontos de venda na capital federal 

argentina antes dos demais matutinos; e, nos primeiros anos, ele renunciou a disputar 

posições no interior do país. O diário de Noble, nesse período de crescimento inicial, 

apelava basicamente para os temas locais de Buenos Aires, conferia destaque, até então 

inédito na grande imprensa informativa, às seções de esportes e espetáculos, tidas como 

banais ou “populacheras” pelos demais grandes jornais. Durante o primeiro governo de 

Perón, segue o autor, Clarín constrói uma imagem pública de independência, não 

sofrendo controle excessivo por parte do regime que se implantava, o qual parecia não 

lhe reconhecer poder de influência em que pesasse o crescimento permanente de sua 

circulação e vendas (2005, p. 111-112). 

De resto, o Clarín iria atravessar a era peronista, até 1955, usufruindo dessa 

posição independente, em contraste inicial com os matutinos La Prensa, La Nación e El 

Mundo e os vespertinos La Razón, Crítica e Noticias Gráficas, que mantiveram, a 

princípio, posição abertamente hostil ao líder popular e sua política, a qual vinha desde 

os tempos de Perón como ministro do trabalho e previdência do governo Farrel.  

Quando chegou à presidência, em 1946, Perón de fato contava apenas com o 

apoio declarado do diário La Época. Em contraste, quando de sua queda em 1955, o 

líder justicialista controlava uma grande cadeia nacional de jornais, composta por La 

Razón, Democracia, El Laborista, La Época e Notícias Gráficas, além de cinco diários 

do interior e outros órgãos que não se articulavam oficialmente com a cadeia peronista, 

mas mantinham posições mais ou menos sistemáticas de apoio à linha política do 

regime (SIRVÉN, 2011; DA ORDEN e PIRRO, 2007). 

Fora deste grande círculo da imprensa oficialista ou semioficialista, entre os 

grandes diários permaneceram La Nación, La Prensa e Clarín, mais fiéis aos princípios 

do que chamamos acima de Liberalismo profissional, definidor da base da percepção 

política do jornalismo empresarial. Clarín, todavia, em contraste com os dois primeiros, 

evitava apresentar-se como de oposição aberta e sistemática, preferindo alimentar a 

imagem de independência, talvez mais afeita àquela forma de posicionamento. Segundo 

Carlos Ulanovsky, as restrições de toda ordem e a censura peronista recaíam, assim, 

mais pesadamente sobre La Nación e La Prensa, enquanto que o Clarín podia absorver 



 
Revista Eletrônica da ANPHLAC, ISSN 1679-1061, Nº. 18, p. 189-222, jan./jul. 2015. 

http://revista.anphlac.org.br/ 

197 

 

leitores, anunciantes e a importante renda dos classificados do público leitor desses 

grandes jornais, opositores sistemáticos do peronismo.  

No pós-1955, sob a égide da tutela militar sobre o sistema político argentino 

oriunda da Revolución Libertadora, o Clarín manteria posição estritamente legalista sob 

os governos Frondizi e Illia, representantes, respectivamente, das duas facções em que 

se cindira o radicalismo. 

Ao final da década de 1950, o campo jornalístico argentino via os efeitos de 

um intenso processo de modernização e renovação, em parte determinado pela abertura 

do país aos mercados e centros de informação internacionais, notadamente a partir de 

Frondizi (LLAIRÓ e SIEPE, 2003). Verifica-se um boom editorial na Argentina, com 

destaque para o surgimento de novas revistas semanais ao estilo das estrangeiras Time, 

Newsweek, Der Spiegel e L’Express, que igualmente circulavam pelas regiões mais 

urbanizadas, notadamente Buenos Aires. Era o caso, no princípio dos anos 1960, de 

Primera Plana, Panorama, Confirmado, Todo e Gente, para exemplificar, que 

disputavam um público leitor de estratos sociais médio e alto que fixava novos hábitos 

de consumo e de comportamento, assim como competiam pela renda da nova 

publicidade ligada às agências e empresas multinacionais que se instalavam no país. 

Uma nova geração de jornalistas, oriundos da academia e do campo literário, ingressam 

nos diários e revistas semanais. O Clarín não ficaria alheio aos novos tempos: 

 

Los cambios llegan a Clarín. Conducida por Moisés Scherbor Jacoby 

y Luis Clur, la redación reunía a muchos consagrados de Crítica [...] 

y a jóvenes como Esteban Peicovich, Roberto Cossa, Rodolfo 

Rabanal y Valentin Vergara. Por decisión de Jacoby, el logo de 

Clarín, hasta entonces em rojo, pasa a imprimarse em negro, pero son 

otras las cuestiones que dan color al diário: la sección económica que 

maneja Oscar Garcia Rey y la información militar que abastece, entre 

otros, Enrique Ramos de Madariaga (ULANOVSKY, 2005, p. 170) 

 

 

A renovada redação do Clarín de fato abrigava, na virada da década de 

1950, nomes que em seguida teriam enorme relevância no jornalismo argentino: Hector 

Ricardo Garcia, que fundaria o diário Crônica, Jacobo Timerman, que criaria o diário 

La Opinión e as revistas Primera Plana e Confirmado, Julio Ramos, de Ámbito 

Financiero e Bernardo Neustadt, que dirigiria Todo. 



 
Revista Eletrônica da ANPHLAC, ISSN 1679-1061, Nº. 18, p. 189-222, jan./jul. 2015. 

http://revista.anphlac.org.br/ 

198 

 

Desse modo, o diário de Noble, que viria a falecer em 1969, afirmava-se 

como grande empresa jornalística em um cenário de intenso crescimento e 

diversificação do campo. Apesar de sofrer relativa perda na competição por publicidade, 

juntamente com La Nación e La Prensa no começo dos anos 60, em 1963 o Clarín 

torna-se o jornal de maior circulação na capital argentina (LONGHI e SILVEIRA, 2010, 

p. 158), posição que se consolidaria nos anos seguintes. 

A cobertura da crise final do governo Goulart e do golpe de abril de 1964 

nas páginas do Clarín insere-se em um contexto particularmente dramático das relações 

entre os campos político e jornalístico na Argentina. Muitos autores chegam mesmo a 

sustentar a existência de um “golperiodismo” contra o governo de Arturo Illia, da Unión 

Cívica Radical del Pueblo (TARONCHER, 2009; POTASH, 1972, SANCHEZ, 1983; 

ULANOVSKY, 2005; DÍAZ, 2007; PANDOLFI e GIBAJA, 2008), fundado em prática 

abertamente conspiratória e/ou na difusão de uma forma de discurso anticomunista-

antipopulista posto como modernizador, o que teria um desfecho com o golpe de 1966. 

Os exemplos mais destacados nessas perspectivas de análise são as revistas semanais 

Primera Plana e Confirmado, mas igualmente se destacam a virulência dos editoriais e 

a oposição sistemática ao governo Illia promovida pelos grandes diários, como La 

Nación e La Prensa, bem como o papel de colunistas desses diversos órgãos, como Juan 

José Guiraldes, Mariano Montemayor e Mariano Grondona. 

 

3- O Clarín e os Sentidos da Crise e do Golpe no Brasil 

 

Ao longo da segunda quinzena de março e princípio de abril de 1964, o 

diário de Noble elabora para seu público leitor a cadeia de notícias-acontecimentos que 

compõem o quadro da crise institucional no país vizinho, por meio de matérias 

informativas baseadas nas agências internacionais - principalmente a Associated Press 

(AP), a France Press (AFP) e a ANSA -, artigos assinados e editoriais. O Brasil foi 

tema em praticamente todas as edições do periódico, embora, diferentemente de La 

Nación, por exemplo, o país só ganhe a primeira página a partir de 31 de março. 

Pode-se verificar certo contraste entre as matérias predominantemente 

informativas e aquelas com teor mais diretamente posicionado ou opinativo no jornal. 



 
Revista Eletrônica da ANPHLAC, ISSN 1679-1061, Nº. 18, p. 189-222, jan./jul. 2015. 

http://revista.anphlac.org.br/ 

199 

 

Aquelas, construídas basicamente a partir do material das agências, acabam por se 

conformar de modo bastante semelhante a outros grandes diários, como La Nación, 

podendo-se ali verificar estratégias variadas de construção de imagens entrecruzadas de 

um país à beira do caos e sob grave ameaça de ruptura da ordem institucional por 

iniciativa do governo Goulart, associado a variadas organizações comunistas. Nas 

referidas matérias de caráter opinativo, entretanto, o jornal tende a exibir sua face 

fundamentalmente legalista, a partir da qual se relacionava com o governo Illia e que 

marca de forma particular o que temos chamado de liberalismo profissional, base 

doutrinária característica da imprensa informativa empresarial. 

A notícia relativa ao comício de 13 de março, baseada em material da AP, 

traz como manchete “Goulart Promulgó la Reforma Agraria y la Nacionalización de 

Todo el Petróleo (14/03/1964, p. 4). No texto em destaque sob a manchete, que se põe 

como introdução ao restante da matéria, lê-se: 

 

[...] mientras tres mil soldados con cascos de acero y armados con 

ametralladoras livianas montaban guardia en la plaza central de Rio 

de Janeiro, el presidente João Goulart firmó el discutido decreto de 

reforma agraria, que abre el camino a la distribuición de tierras entre 

centenares de miles de campesinos brasileños que no las poseen 

((14/03/1964, p. 4)). 

 

O texto dá o tom da matéria, pela qual se pode observar um presidente a se 

apoiar nas forças armadas para impor decretos com propósitos “populistas” que 

claramente ameaçavam de variadas formas o instituto basilar da propriedade privada. 

A matéria destaca como personagens principais do acontecimento, além do 

próprio presidente, o governador Carlos Lacerda, seu adversário “irreconciliable”, que o 

texto informa haver proibido o comício, e seu cunhado, deputado Leonel Brizola, de 

cujo discurso se destaca a exortação significativa para o quadro: “los que quieren un 

gobierno nacionalista y popular que levanten la mano”. 

O texto se conclui com destaque da fala do presidente, na qual este aparece 

enfrentando uma oposição potente e difusa e, apesar ou sobre esta, anunciando urgência 

excepcional para as reformas de toda ordem, posta em prazos determinados, como o de 

60 dias para começar a distribuir terras. 



 
Revista Eletrônica da ANPHLAC, ISSN 1679-1061, Nº. 18, p. 189-222, jan./jul. 2015. 

http://revista.anphlac.org.br/ 

200 

 

As repercussões do comício são construídas ainda em matéria dominada 

pelos textos da AP, cujo teor a diagramação do Clarín tende a reforçar. A Manchete, 

nesse sentido, é “Brasil: Severas Críticas a Goulart” (15/03/1964, p. 7). De fato, a 

suposta repercussão do comício é toda posta em termos condenatórios e negativos, seja 

na palavra da oposição ao governo, à qual a agência dá voz exclusiva nos textos 

informativos, seja na difusão do posicionamento de vários jornais do Rio de Janeiro, 

que surgem como representantes de um personagem coletivo recorrente: a “imprensa 

brasileira independente”, desde sua posição de órgão-chave de uma ordem liberal-

ocidental. 

Desse modo, o texto destacado em corpo maior abaixo da manchete, desde 

sua posição introdutória, dá voz a Carlos Lacerda. Surge ali o governador da Guanabara 

por meio de seu jornal Tribuna da Imprensa afirmando: “’Cayeron las caretas. Empezó 

la guerra revolucionaria. El jefe público del partido de la subversión es Goulart, hasta 

que los comunistas estimen oportuno reemplazarlo’” (Idem). Na voz de Lacerda, a 

imagem recorrente de Goulart, o presidente, a um tempo ingênuo e subversivo, posto na 

condição de líder inconsciente de uma ruptura institucional iminente de conteúdo 

comunista. 

Quanto ao restante da imprensa brasileira, o texto originário da AP 

difundido no Clarín excetua a Última Hora, colocada como “órgano del partido 

laborista” e a quem não se dá nenhuma visibilidade, ao contrário da Tribuna de Lacerda, 

para informar ao leitor argentino que “todos los grandes diarios de Rio juzgan hoy 

severamente el mítin popular celebrado ayer con la participación del presidente 

Goulart” (Clarín). 

A matéria - ladeada por radiofoto do comício exclusiva da AP que ostenta 

legenda na qual o Clarín novamente destaca a presença de contingente militar de 

segurança - estrutura-se assim com os posicionamentos do Jornal do Brasil, de O 

Jornal e do Jornal do Comércio, de Assis Chateaubriand. Em todos são destacadas 

passagens que colocam o presidente e seus “aliados comunistas” como golpistas, com a 

dita democracia brasileira, assim, em cheque. Ameaça de violação da ordem 

constitucional e exortação pública à luta de classes são elementos que se justapõem para 

compor a imagem do governo e da crise brasileira. 



 
Revista Eletrônica da ANPHLAC, ISSN 1679-1061, Nº. 18, p. 189-222, jan./jul. 2015. 

http://revista.anphlac.org.br/ 

201 

 

Significativamente, a matéria se encerra dando voz a Joseph Macedo, 

suposto líder de fazendeiros de Minas Gerais, que surge na cena do acontecimento a 

afirmar: “’los agricultores están unidos y armados para defender sus propiedades, cueste 

lo que costare’”. 

Nos dias subsequentes, o Clarín continua a veicular informações das 

principais agências que tendem a constituir um quadro de intensa crise política, talvez já 

marcada por características de um confronto civil que ensaiava assumir proporções 

nacionais, com violência revolucionária. Nesse tom, direta ou indiretamente, são 

noticiados a ação policial contra os grupos de estudantes que tentavam impedir João 

Pinheiro, líder da reforma agrária brasileira, a falar na Faculdade de Direito, no Rio de 

Janeiro (18/03/1964, p. 5); a ação de bloqueio de estradas por grupos de desempregados 

em Brasília, que o Clarín confunde com o Rio de Janeiro (19/03/1964, p. 9), e a greve 

dos trabalhadores de telecomunicações, em protesto contra a demissão de funcionários 

da All America Radio (Clarín).  

É nesse quadro informativo, composto pelo material das agências, que nas 

páginas do Clarín seria construída a notícia-acontecimento da Marcha da Família com 

Deus pela Liberdade, em São Paulo. A Manchete, em grande medida, anuncia e reforça 

o teor do texto proveniente da AP e da ANSA: “San Pablo: Gigantesca Demostración 

Contra el Programa de Joao Goulart” (20/03/1964, p. 2). O anúncio se explicita com a 

voz do governador paulista Adhemar de Barros, que é posta logo abaixo da manchete, 

em corpo destacado: “advierte Adhemar de Barros que Brasil puede resultar otra Cuba”. 

A matéria se abre com realce do caráter absolutamente pacífico da marcha, 

posto na voz da polícia paulista. A paz apenas teria sido interrompida brevemente por 

culpa de um homem que teria provocado os manifestantes, gritando “Viva Jango [...] y 

viva el comunismo” (20/03/1964, p. 2). Pelas agências em suas matérias, as vozes que 

se associam de algum modo à marcha, posta como “evidente réplica a la concentración 

que hubo en viernes en Rio de Janeiro”, são as de Adhemar de Barros e de Eurico 

Gaspar Dutra, este, por meio de uma destacada entrevista concedida ao Jornal do 

Brasil, sempre colocado como “diario independiente”. 

As manifestações de Adhemar e Dutra ocupam a maior parte do espaço 

destinado à notícia da Marcha e parecem conferir o pano de fundo do sentido da 



 
Revista Eletrônica da ANPHLAC, ISSN 1679-1061, Nº. 18, p. 189-222, jan./jul. 2015. 

http://revista.anphlac.org.br/ 

202 

 

manifestação anti-Goulart no interior do quadro da crise brasileira. Por seu turno, o 

governador de São Paulo aparece mais uma vez, com a afirmação: “Brasil se encuentra 

en una situación difícil, tal vez la más difícil de toda su historia”. E seguia: “el país se 

halla frente a dos caminos: seguir el cauce de la democracia, en la lucha por su 

evolución dentro de los princípios de las libertades humanas, o bien ceder a la presión 

de los actuales dirigentes de la nación y tranformarse en una nueva Cuba”. 

De seu lado, Dutra - “bajo cuya presidencia el gobierno democrático se 

consolidó en Brasil” - aparece igualmente advertindo sobre a gravidade da situação no 

país e menciona mesmo o risco iminente de “una irremediable secesión interna”. 

Significativamente, a notícia-acontecimento da Marcha da Família é encerrada com 

notas sobre o declínio da bolsa e a elevação dos índices inflacionários. 

Os protagonistas da oposição a Goulart e o processo das reformas seguem 

ganhando visibilidade nas páginas do Clarín a partir das agências de notícias ao longo 

dos dias seguintes. A Manchete do dia 22 de março é ilustrativa nesse sentido: “Brasil: 

Señalan los Adversarios de Goulart el Peligro de Una Dictadura”. E, em corpo menor, 

como complemento: “Afírmase que es el Objectivo del Presidente” (22/03/1964, p. 6). 

O destaque inicial da matéria, em tipo e corpo destacados, é conferido pela voz do 

governador de Minas Gerais, Magalhães Pinto, posto como de tendência liberal-

moderada, que aparece ali afirmando: aún cuando las transformaciones revolucionarias 

[...] requeridas por el proceso inflacionario no puedan ser ignoradas, nosotros 

afirmamos que la revolución implantada desde arriba no es outra cosa que un golpe de 

estado”. E concluía: “Nosotros estamos dispuestos a combatir el golpe”. 

Significativamente, a matéria na qual se reforça a imagem de um presidente 

golpista é concluída com dados “objetivos” fornecidos por outra agência de notícias 

(AFP) que dá conta da elevação, em ritmo excepcionalmente acelerado, do custo de 

vida exposto em números provenientes da Fundação Getúlio Vargas. 

Na mesma edição de 22 de março, na Seção assinada de análise política 

Panorama Americano, (p. 26) surge no Clarín um primeiro posicionamento explícito 

sobre o recente recrudescimento da crise brasileira. É notável como essa matéria de 

conteúdo analítico-opinativo, em seção que sempre expressa posição muito próxima 



 
Revista Eletrônica da ANPHLAC, ISSN 1679-1061, Nº. 18, p. 189-222, jan./jul. 2015. 

http://revista.anphlac.org.br/ 

203 

 

àquelas de caráter propriamente editorial, contrasta com as matérias “informativas”, 

baseadas nas agências, conforme mencionamos acima. 

É ilustrativa nesse sentido a forma como o articulista abre a seção: 

 

El paso de Goulart hacia un plán de reformas que, necesariamente, 

debía irritar a las derechas (alérgicas sobretodo a cualquier novedad 

de tipo social baseada en ‘expropiaciones’) trajo las consecuencias 

previstas. Durante toda la semana, y a partir de la gigantesca 

manifestación ‘trabalhista’ realizada en Rio de Janeiro, se 

movilizaron los ya habituales recursos para contrarrestar todo giro (o 

siquiera un simple amago) hacia la izquierda (Panorama 

Americano, 22/03/1964, p. 26). 

 

O texto sustenta ser a situação previsível a partir dos compromissos à 

esquerda assumidos por Goulart, pelo menos desde o plebiscito de 1962, que lhe 

devolvera as prerrogativas presidenciais, o que teria sido desde ali adiantado pelo 

analista nas páginas da seção Panorama Americano. Segundo a análise, o presidente 

teria, inclusive, trabalhado desde ali para compor um decisivo respaldo militar para 

apenas então colocar em prática seu plano recente de reformas. O autor não acredita, 

absolutamente, na possibilidade de um golpe de Estado, apesar dos projetos nessa 

direção; sustenta sempre que a solução haveria de se dar no campo político-

institucional, no qual a figura de Juscelino Kubistchek e seu partido “de centro” 

provavelmente seriam os vitoriosos, a partir de 1965. 

É assim que, contrastando com outros órgãos da imprensa argentina no 

contexto e seguindo o legalismo em que se baseava o jornal, a partir do que chamamos 

liberalismo profissional para se posicionar explicitamente no contexto político interno 

da Argentina, pode o Clarín veicular uma análise bastante singular na grande imprensa, 

segundo a qual “la situación en Brasil no es tan ‘grave’ como lo han sostenido algunos 

líderes (interesados en que lo séa). E, a partir dessa assertiva básica, as previsões: 

“habrá conflictos, [...] pero no decisivos cuando se lleven adelante las reformas; [o 

presidente] debe contar con suficiente apoyo militar; se intentarón crear más 

dificuldades al gobierno, inclusive promoviendo actos de violencia”. E assim: “puede 

preverse un período de inestabilidad, desordenes etc., pero no un cambio de 

estructuras”. 



 
Revista Eletrônica da ANPHLAC, ISSN 1679-1061, Nº. 18, p. 189-222, jan./jul. 2015. 

http://revista.anphlac.org.br/ 

204 

 

O jornal viria a explicitar posicionamento editorial sobre a situação 

brasileira, mais ou menos em acordo com o exame do articulista da seção Panorama 

Americano, na edição do dia 26 de março. O título da peça editorial expressa o 

argumento central do texto: “Brasil, en un Paréntesis” (26/03/1964, p. 6). 

Situando o princípio da crise então presente na renúncia de Janio Quadros, 

em agosto de 1961, a qual qualifica como “un injustificable arresto temperamental”, o 

editorial do Clarín não deixa de reconhecer a gravidade da situação: 

 

Se llega así al panorama de hoy: un ovillo enmaranhado en que los 

hilos políticos, los económicos y los sociales están en tal forma 

entrelazados que solo por abstración mental pueden considerarse 

aisladamente. Y lo mismo puede decirse de cada acto de gobierno 

(Clarín). 

 

Isso posto, o texto faz um balanço dos principais atos governamentais, com 

manifestação de apoio e concordância com aqueles que coloca como do campo 

econômico e social, como a reforma agrária, qualificada como “uma medida acertada”. 

Todavia, aqueles atos ditos do campo político são condenados, na medida em que, 

segundo o editorial, visariam claramente à continuidade de Goulart na presidência, em 

desacordo com a ordem constitucional brasileira. Assim, o editorialista pode sustentar 

uma posição legalista, análoga àquela que o Clarín, em linhas gerais, exibia frente à 

política doméstica argentina: “si el golpe revolucionário que algunos propugnan es 

condenable, no lo és menos la perpetuación en el poder”. E segue: “una cosa es la 

continuidad de las instituciones y outra muy distinta la de las personas”. 

De todo modo, o jornal não deixa de reproduzir, ao menos parcialmente, a 

ideia de caos, bastante recorrente na grande imprensa em ambos os países: 

 
Todo ese proceso político no podia sino gravitar negativamente en la 

vida econômica del país. Inestabilidad, distracción y dispersión de 

fuerzas, incertidumbre, falta de conducción, objectivos no del todo 

claros por un lado y oposición sistemática por el outro: He ahí una 

serie de elementos que configuran un cuadro nada alentador. 

 

É precisamente esse quadro nada alentador que o editorial qualifica como 

um parêntesis na vida brasileira. Parêntesis de frustração que teria sido aberto após o 

período de Juscelino Kubistchek, no qual teriam sido lançadas as bases para o 

desenvolvimento brasileiro que, no momento, segundo o editorial, encontrar-se-ia 



 
Revista Eletrônica da ANPHLAC, ISSN 1679-1061, Nº. 18, p. 189-222, jan./jul. 2015. 

http://revista.anphlac.org.br/ 

205 

 

“frenado” e “desvirtuado”. É assim que o editorial termina, deixando possibilidades em 

aberto para o fechamento do parêntesis histórico brasileiro, talvez em analogia com a 

situação argentina: “aquellas bases aún están en pie. Pero Brasil vive entre parêntesis; 

un parêntesis que ya se prolonga demasiado. Y la vida de las naciones no admite 

pausas”. 

Pode-se notar, portanto, um contraste entre as opiniões expressas do jornal 

em matéria assinada e editorial e o conteúdo geral das matérias postas como 

informativas, bem mais numerosas e constantes nas edições examinadas. Naquelas, 

percebe-se uma visão legalista da situação brasileira, embasada em uma condenação a 

qualquer forma de ruptura institucional na ordem da democracia representativa, seja por 

parte do governo, seja por parte das oposições, sem que uma ameaça comunista 

aparecesse mobilizada para justificar aquelas formas de ação, à direita. Já nas matérias 

informativas, o jornal veicula sem restrições, e mesmo reforça por meio das estratégias 

acima discutidas, uma visão recorrente na grande imprensa da situação brasileira, 

marcada pelo anticomunismo e pela justificação, velada ou explícita, de uma ruptura 

reativa e depuradora da ordem institucional.  

Um exemplo marcante nesse sentido pode ser notado na forma como o 

jornal noticia, na mesma edição do editorial examinado, vê o projeto do governo 

brasileiro de estabelecer o monopólio estatal sobre as importações de papel para jornais, 

com base em material da AP e da Reuter. A manchete dá novamente voz a um 

personagem constante nas páginas do Clarín, via agências: “Goulart Quiere Emular a 

Vargas, Dijo Lacerda” (26/03/1964, p. 7). E o texto introdutório, em tipo e corpo de 

destaque: 

 

El gobernador Lacerda dice que El presidente João Goulart, con 

ayuda de los comunistas, quiere perpetuarse en el poder. Lacerda [...] 

dice [...] que no hay la menor duda de que Goulart no quiere 

elecciones, y trata de imitar al dictador Getulio Vargas. 

 

No interior do texto repete-se a visão de um presidente golpista e ingênuo, 

na verdade manipulado quando pensa manipular “os comunistas”. A notícia do projeto 

do monopólio do papel é então construída de forma completamente subordinada às 

supostas intenções golpistas do presidente, em que pese breve menção à versão oficial, 



 
Revista Eletrônica da ANPHLAC, ISSN 1679-1061, Nº. 18, p. 189-222, jan./jul. 2015. 

http://revista.anphlac.org.br/ 

206 

 

que alegava economia de divisas e fim dos privilégios de taxa cambial nas operações de 

importação em causa. De fato, a matéria se encerra com reprodução da posição do diário 

O Jornal, posto, uma vez mais, como exemplo de uma suposta posição geral da 

“imprensa brasileira independente”. Assim se ouve a voz do diário carioca no Clarín: 

“lo que más preocupa al señor Goulart y a su digno cuñado, el diputado Leonel Brizola, 

es la libertad de prensa. [...] Ambos [...] la consideran intolerable y, en unión de sus 

consejeros comunistas, estudian frenéticamente la forma de liquidarla”.   

As matérias com teor informativo a respeito da rebelião dos marinheiros, na 

semana santa que precede o golpe de Estado no Brasil, seguem as linhas gerais dessas 

estratégias. 

A primeira notícia a constituir o acontecimento aparece na edição de 

sábado, 28 de março, dia seguinte à rendição dos amotinados. A sub-manchete é 

significativa no sentido de enquadrar o fato na moldura de uma quebra dramática de 

hierarquia: “Un Cabo Drigió la Rebelión que Provocó la Caída de un Ministro” 

(28/03/1964. p. 5). Com base em textos da AP, da ANSA e da AFP, o tema ocupa 

praticamente toda a página, significativamente encabeçada à esquerda por um texto ao 

qual a diagramação confere destaque pelo enquadramento diferenciado, no qual o leitor 

é informado que “fue total la indiferencia del pueblo brasileño ante la crisis”. O texto 

segue informando que o feriado de semana santa e as ocupações com viagens e outras 

formas de descanso teriam sido mais do que suficientes para que a grave crise política 

não tivesse sido sequer percebida pelo ente coletivo e difuso que se põe como o “povo 

brasileiro”. É interessante notar que não apenas o Clarín, mas vários outros órgãos da 

grande imprensa na Argentina e no Brasil, passa a conferir destaque para o que é 

colocado como “apatia e indiferença popular” em relação à crise e seu desfecho, a qual 

é enquadrada progressivamente como um movimento restrito às elites políticas e ao 

interior do aparelho de Estado brasileiro. 

Um dos outros dois textos em destaque de enquadramento e que 

emolduram, à direita e abaixo, o conteúdo central da matéria diz respeito à presença 

junto ao cabo Anselmo, líder do movimento, do marinheiro José Cândido, então com 92 

anos de idade, que liderara a revolta da chibata de 1910, o que parece conferir dimensão 

histórica dramática ao episódio. O outro texto apresentado como informação destacada 



 
Revista Eletrônica da ANPHLAC, ISSN 1679-1061, Nº. 18, p. 189-222, jan./jul. 2015. 

http://revista.anphlac.org.br/ 

207 

 

se refere à censura sobre a imprensa, supostamente exercida pelo governo, que teria 

permitido somente a veiculação de comunicados oficiais sobre a rebelião, ao solicitar 

uma forma de “colaboração”.  Reproduzindo novamente o que põe como posição da 

imprensa brasileira, o Clarín qualifica o fato como “censura con otro nombre”. 

Parece relevante para a análise aqui proposta o modo como aparentemente a 

notícia-acontecimento se constitui. Trata-se de gravíssima e histórica quebra de 

hierarquia funcional nas Forças Armadas, à qual o “povo” assiste com indiferença e sob 

censura governamental. 

Nos dois dias seguintes, que antecedem imediatamente o início do golpe de 

Estado, os desdobramentos da rebelião dos marinheiros são noticiados ao público leitor 

argentino como um impasse, progressivamente insuperável por vias institucionais, entre 

o Alto Comando das Forças Armadas e o governo Goulart, visto sempre com 

indiferença pelo “povo brasileiro”.  

Nessa direção, o jornal dará voz, por meio das agências internacionais (um 

enviado especial produzirá textos apenas a partir de abril), apenas aos jornais brasileiros 

qualificados como “imprensa independente” e aos adversários civis e militares do 

governo. É assim a manchete da edição do dia 29 de março: “Enfrentan a João Goulart 

los oficiales de la Marina” E, em texto de destaque sob a manchete principal: “afirman 

que resistirán por todos los medios de la comunización” (29/03/1964, p. 3). 

Essa caracterização da rebelião e da dita condescendência governamental 

como uma vitória da “esquerda comunista” e como anúncio de um golpe liderado pelo 

presidente é, uma vez mais, reforçada pela voz da “imprensa brasileira”:  

 

[...] durante el dia circularon insistentes rumores de que Goulart se 

proponía decretar el estado de sitio, colocando a Brasil bajo la ley 

marcial. De estas versiones se hizo eco la prensa, que en su mayoría 

interpretaba el desenlace de la revuelta como una vitoria izquierdista 

sobre las autoridades navales del país (Clarín, 29/03/1964, p. 3). 

 

No mesmo sentido ocorre a visibilidade ao posicionamento de Helio 

Fernandes, diretor do nada independente Tribuna da Imprensa, para quem “Goulart 

obtuvo una vitoria total con la desorganización de la marina, que era la única fuerza 

hostil [...] a los métodos de gobierno”. Na mesma direção, a manifestação de um certo 



 
Revista Eletrônica da ANPHLAC, ISSN 1679-1061, Nº. 18, p. 189-222, jan./jul. 2015. 

http://revista.anphlac.org.br/ 

208 

 

“almirante anónimo” ao “independiente” Jornal do Brasil, segundo a qual “’los 

acontecimientos de ayer señalan el fin de la marina, que sufre la doble humillación de 

ver su espíritu de cuerpo quebrantado y sentirse bajo la tutela del ejército’”. Acrescenta-

se ao quadro o depoimento do deputado da União Democrática Nacional (UDN) Lúcio 

Adauto Cardoso, para quem “entre la disciplina y el motín, el gobierno escoge el 

motín”. Todas essas vozes encabeçadas pela sub-manchete, com reticências: “Una 

Amplia Sonrisa...” O sorriso é atribuído a Goulart, quando deixava o Palácio das 

Laranjeiras para se dirigir a Brasília. De resto, as reticências em manchete parecem 

conter mais “informações” do que supõe o texto.  

O tom geral das matérias informativas segue esse mesmo rumo ainda na 

edição do dia 30, quando se noticia um ultimato da Marinha, talvez apoiado pelo 

Exército, para a punição dos marinheiros anistiados. Uma das manchetes caracteriza a 

situação no Brasil pelos substantivos “Tensión y Desconcierto” (30/03/1964, p. 7). Dá-

se uma vez mais preferência completa às vozes de oposição ao governo, que aparecem 

com alusão a um iminente decreto de lei marcial no país. É interessante notar que se dá 

voz a um coletivo, sem nomes referenciais, posto como “los izquierdistas”, que 

aparecem, talvez em coro, afirmando - entre aspas - terem considerado “satisfactorio y 

estimulante” o suposto resultado da crise recente. 

Na edição do dia 31 de março - com as primeiras notícias das ações para 

depor Goulart, um golpe que pode, em face do quadro narrativo em que se põe, ser 

caracterizado direta ou indiretamente como reativo ou preventivo - o Brasil ganha 

inteiramente a primeira página do Clarín. 

O quadro geral das notícias sobre o país vizinho é composto a partir de três 

eixos essenciais: a ameaça de greve nacional por parte da Confederação Geral dos 

Trabalhadores (CGT), o discurso de Goulart no dia anterior, no Automóvel Clube do 

Rio de Janeiro e, significativamente, a posição do Departamento de Estado norte-

americano sobre a situação brasileira. 

A fala de Goulart é posta como “el discurso más violento que pronunció 

desde que asumió el poder” (31/03/1964, p. 1). No desenvolvimento da matéria, mais 

uma vez por via das agências, destacam-se trechos do pronunciamento presidencial, nos 

quais Goulart surge denunciando atividades conspiratórias para o depor e anunciando 



 
Revista Eletrônica da ANPHLAC, ISSN 1679-1061, Nº. 18, p. 189-222, jan./jul. 2015. 

http://revista.anphlac.org.br/ 

209 

 

que resistirá, aparentemente por todos os meios disponíveis, para garantir seu mandato e 

a continuidade das reformas ditas de base. A figura e os gestos do presidente surgem no 

texto de forma significativa para a composição da imagem: “su voz se alzó 

frecuentemente y gesticuló con vigor con los brazos en alto para hacer hincapié en sus 

afirmaciones” (Clarín, 31/03/1964, p. 2). 

O tom da notícia sobre a ameaça de greve por parte da CGT, em caso de 

golpe, pode ser percebido pelo modo como se redigiu a introdução, em destaque do 

texto: “la poderosa Confederación General de Trabajadores, dominada por comunistas, 

amenazó hoy decretar una huelga general ‘si se diera o se intentara un golpe de estado 

contra el presidente João Goulart’” (Clarín, 31/03/1964, p. 3). 

É significativo notar que o Clarín, assim como vários outros órgãos da 

grande imprensa no Brasil e na Argentina, emprestou visibilidade, nesse dia ou nos dias 

que seguem, a matérias produzidas pela AP, ANSA e outras agências, que dão conta da 

posição da diplomacia e de parte da grande imprensa dos Estados Unidos a respeito da 

crise brasileira. Quanto ao setor diplomático, noticia-se que “el Departamento de Estado 

norte-americano dijo que el presidente João Goulart no solo há tolerado el crecimiento 

del comunismo en Brasil sino que su gobierno se há ‘negado a cooperar con eficacia’ en 

medidas contra la dictadura comunista de Fidel Castro en Cuba” (Clarín, 31/03/1964, p. 

2). E segue: “la influencia de comunistas y extremistas de izquierda en grupos laborales, 

campesinos y estudantiles, así como ‘en las fuerzas armadas y otros sectores’ es 

‘tolerada por el presidente Goulart’, indicó el Departamento en su estudio de asuntos de 

la guerra fria desde 1960”. 

Colado no texto, a reprodução, recorrente na grande imprensa, de editorial 

célebre do vespertino norte-americano Washington Star, transcrito uma vez mais na 

representação generalizada de uma “posição da imprensa”: 

 

[...] el señor Goulart no impresiona favorablemente en este momento. 

Há estado en muy buenos términos con los comunistas, de una forma 

que sugiere que podría estar dispuesto a abrazarlos. Es esta una 

situación en la que un buen golpe efectivo [...] por parte de los líderes 

militares conservadores podría servir bien a los mejores intereses de 

toda América. De otra forma el régimen de Goulart podría llevar a los 

brasileños cuesta abajo, por la senda florida que lleva a un dominio 

comunista (Clarín, 31/03/1964, p. 2). 



 
Revista Eletrônica da ANPHLAC, ISSN 1679-1061, Nº. 18, p. 189-222, jan./jul. 2015. 

http://revista.anphlac.org.br/ 

210 

 

 

A crise brasileira noticiada aos argentinos pelo Clarín constituiu assim uma 

cadeia de acontecimentos construídos a partir do pano de fundo de uma ideologia da 

solução golpista autoritária, fundada essencialmente no anticomunismo e suas 

derivações contextuais. O golpe de Estado propriamente surgirá como uma culminância 

dessa narrativa. 

Na edição de 1º de abril, as notícias da crise política brasileira seguem 

ocupando a primeira página do Clarín. Sob uma grande chamada, “Brasil en Armas”, 

põe-se em destaque central uma radiofoto da AP, exclusiva para o periódico argentino, 

que foca um militar do IV Exército brasileiro, sediado no epicentro golpista em Minas 

Gerais, aparentemente armando uma metralhadora de solo, em uniforme de combate, 

segundo informa a legenda. Ao longo de seis páginas da edição, o diário equilibra 

matérias da AP, da AFP e da ANSA, em que se dá voz aos líderes golpistas, com 

destaque para Magalhães Pinto, Olimpio Mourão Filho e Adhemar de Barros, bem 

como aos pronunciamentos do governo, sobretudo do próprio Goulart. 

O discurso dos amotinados reafirma os pontos essenciais da justificativa 

para a ruptura institucional, sempre fundados na “comunização” iminente do país, ora 

liderada, ora permitida pelo presidente da república, o que coloca o golpe como ação 

preventiva, em nome de princípios - mais que políticos - nacionais, e mesmo 

civilizatórios. Os manifestos presidenciais reproduzidos mostram, por outro lado, um 

Goulart energicamente disposto a defender seu governo e a ordem constitucional, se 

necessário no plano militar, a partir do I Exército, cujo comando ordenara ações de 

invasão e censura a órgãos da mídia oposicionista. A CGT aparece com grande 

destaque, em manchetes desde a primeira página, declarando greve geral em apoio ao 

governo. As agências internacionais dão destaque, reproduzido timidamente no Clarín, 

à voz de um Juscelino Kubistchek conclamando à paz e à conciliação nacional, sem 

referir exatamente em que termos. Uma das principais manchetes da cobertura é retirada 

da manifestação do governador paulista Adhemar de Barros e parece informar a 

expectativa que se constrói: “La Lucha Puede Prologarse Varios Meses” (Clarín, 

01/04/1964, p. 5). 



 
Revista Eletrônica da ANPHLAC, ISSN 1679-1061, Nº. 18, p. 189-222, jan./jul. 2015. 

http://revista.anphlac.org.br/ 

211 

 

Juntamente com este material das agências, o Clarín publica na mesma 

edição o primeiro texto do enviado especial ao Brasil que, como tal, representa, segundo 

os fundamentos estruturais e ideológicos do campo jornalístico, uma voz “propriamente 

argentina”, ligada institucionalmente ao periódico e à construção da notícia-

acontecimento que, por variados meios, ali se opera. O texto recebe o significativo 

título-manchete “Cuando Pelean los de Arriba” (Clarín, 01/04/1964, p. 4). 

O autor relembra inicialmente a seu leitor argentino a renúncia de Jânio 

Quadros, em 1961, como origem mais próxima do que cita como o presente 

“redemoinho” no mar da política do país vizinho. Logo a seguir trata de construir a 

narrativa recorrente, como se viu, da apatia popular diante da extrema gravidade dos 

“acontecimentos” de arriba: 

 

A primera vista, para un marciano que caiga en la Avenida Rio Branco, 

por ejemplo, aqui no pasa nada. Al hombre común parece importarle 

poco el momento dramático por que atraviesa Brasil, y en que 

posiblemente se este jugando el destino de la democracia y de las 

instituciones en ese país. Parece importarle poco, pero no es así: lo que 

pasa es que se siente impotente. 

 

Como testemunho dessa apatia impotente, dá-se voz a um taxista carioca 

com quem supostamente falara o autor-jornalista, enquanto o dito personagem “se 

empeñaba en violar sistemáticamente, una a una, todas las normas de tránsito”, em 

imagem de um assim reputado espírito popular brasileiro, construída no colorido estilo 

new journalism:  

 

Qué quiere que le diga...Esto seguramente va a terminar como todas las 

peleas que hubo siempre entre ‘los de arriba’: uno gana, el otro pierde, y 

nosotros seguimos como antes. Además, yo no puedo hacer nada; 

bastante trabajo tengo con ganar una feijoada para mi mujer y mis 

cuatro hijos... Y no se olvide – nos dice al final – que en Brasil las cosas 

se arreglan siempre solas. 

      

Além de construir o título, como se viu, a partir dessa fala do homem 

comum, ficcional ou não, o autor constrói uma racionalização inicial sobre a crise 

brasileira em torno desta suposta característica da vida nacional, segundo a qual as 

coisas “se ajeitariam por si mesmas”, sem grandes atos de vontade coletiva, a qual se 



 
Revista Eletrônica da ANPHLAC, ISSN 1679-1061, Nº. 18, p. 189-222, jan./jul. 2015. 

http://revista.anphlac.org.br/ 

212 

 

incorpora ao discurso jornalístico na qualidade do que seria “mais um mistério” do 

Brasil. Todavia, indaga retoricamente o autor, referindo-se ao momento presente: “Y el 

dia en que no se arreglen?” A resposta é significativa para uma interpretação de fundo 

dos acontecimentos vertidos como notícia e certamente expressiva para o leitor 

argentino: “Ese día temblaremos todos, porque los que temen que Brasil pueda llegar a 

ser otra Cuba, se quedan muy cortos: si Brasil se da vuelta, no va a ser otra Cuba; será 

otra Rusia, lo que es muy distinto”. 

É com base nessa possibilidade catastrófica para o olhar anticomunista 

latino-americano que o jornalista argentino trata de preservar sua posição objetiva frente 

à indefinição de rumos na política brasileira, afirmando que “resulta harto difícil decir 

quién va a salir vencedor en esta ‘cinchada’ política” e que “todos tienen un poco de 

razón y un poco de culpa”. Após distribuir razões e culpas entre o governo e os 

golpistas, o enviado especial não deixa de ser fiel ao espírito legalista do periódico que 

o emprega sustentando que “pregonar abiertamente la subversión del orden 

institucional, eso no tiene justificación alguna”. 

A edição de 2 de abril ainda apresenta a crise brasileira dominando a 

primeira e mais seis outras páginas do Clarín. Na grande chamada em manchete que 

encabeça inteiramente a primeira página lê-se: “Goulart: dispuesto a resistir la 

Rebelión”. Abaixo, ocupando mais da metade direita da página, radiofotos da AP de 

Olimpio Mourão Filho, chamado na legenda de “líder rebelde” e do presidente da 

Câmara de Deputados Ranieri Mazzili, cuja legenda vem com a indagação “otra vez 

presidente?” Entre ambos, uma formação de tanques em frente ao Ministério da Guerra, 

no Rio de Janeiro. Igualmente em grandes manchetes o leitor argentino, em um passar 

de olhos pela vertical direita, fica informado de que Carlos Lacerda anunciara a 

renúncia de Goulart, de que oito estados haviam se sublevado, de que houve confrontos 

militares no Rio, de que Goulart instalara sede de governo em Porto Alegre. 

Nas páginas interiores as notícias são detalhadas, sempre com base em 

material das agências AP, AFP e ANSA, cuja seleção pela redação do Clarín parece 

obedecer a um equilíbrio quantitativo razoável, no jogo de informações e contra-

informações entre aquelas favoráveis ao governo e as a favor dos “rebeldes”, dentro dos 

padrões ideológicos da objetividade jornalística. Todavia, por coincidência ou não, a 



 
Revista Eletrônica da ANPHLAC, ISSN 1679-1061, Nº. 18, p. 189-222, jan./jul. 2015. 

http://revista.anphlac.org.br/ 

213 

 

primeira dessas páginas interiores, de número 2, é inteiramente dominada por notícias 

que tendiam a indicar a vitória golpista. A grande manchete que encabeça a página é: 

“Anunciaron los Rebeldes que Dimitió el Presidente y que Había Asumido Mazzili”. 

O texto explicativo inicial em destaque compõe breve narrativa, cujo teor, 

de fundo informativo, parece colocar o golpe em posição francamente favorável ao 

olhar anticomunista: “El Ministerio de Guerra anunció esta noche que el presidente 

Goulart renunció a consecuencia de la poderosa rebelión político-militar contra su 

régimen izquierdista”. As construções “poderosa rebelião político-militar” e “regime 

esquerdista” dispensam comentários nesse sentido. Importa destacar, de fato, o 

potencial ideológico de uma notícia assim construída. 

Ao longo dos parágrafos de detalhamento das informações, na mesma 

página, com material das mesmas agências, veem-se operações análogas. Dá-se ali voz 

unicamente a Carlos Lacerda - que surge na cena dos acontecimentos atacado pela 

infantaria da marinha no palácio da Guanabara, prometendo lutar “até a morte” em 

nome da democracia e, em seguida, na televisão, anunciando a vitória próxima e a 

vacância da presidência da República em virtude do “desaparecimento” de Goulart – e a 

Adhemar de Barros, que aparece advertindo que “la mala hierba de la infiltración 

comunista continúa siendo amenazadora”. No plano militar, noticia-se a adesão à 

rebelião do II Exército, com base em São Paulo, e uma divisão de forças no I Exército. 

Com destaque, no canto superior direito da mesma página, cercado por 

demarcação, coloca-se texto, com base em material da AP, sob a chamada “Festejaron 

en Copacabana el Anuncio de la Renuncia”. Se Copacabana simboliza, para um olhar 

estrangeiro ou mesmo nacional, certo espírito do Brasil, é extraordinariamente 

significativa, como potencial ideologia de respaldo ao golpe em processo, a notícia 

assim constituída no centro dos acontecimentos: 

 

La noticia del derrocamento del régimen del presidente João Goulart 

creó esta noche ambiente de carnaval en el distrito de Copacabana. 

Desde las ventanas de los altos edifícios la gente agitaba sábanas, 

toallas blancas y pañuelos. ‘Ahora nos toca a nosotros’, gritava la gente 

en las calles. ‘Viva Lacerda’. En la Avenida Atlántica de la playa y en 

la Avenida de Copacabana, la principal calle comercial del distrito, se 

reunieron centenares de automovillistas que tocaban las bocinas de sus 

vehículos. Otros millares de ciudadanos paseaban por la calle agitando 



 
Revista Eletrônica da ANPHLAC, ISSN 1679-1061, Nº. 18, p. 189-222, jan./jul. 2015. 

http://revista.anphlac.org.br/ 

214 

 

banderas y emitiendo gritos de alegria. Desde lo alto de los edifícios, los 

vecinos lanzaban nubes de papel picado de múltiples colores. 

 

A página 3 seguinte é composta por material das agências com teor 

supostamente favorável ao governo em resistência, compondo o equilíbrio informativo 

antes mencionado, o qual, ao sublinhar a objetividade do discurso jornalístico, mais 

reforça o potencial ideológico das notícias, na direção em que vimos aqui discutindo. A 

página é encabeçada pela manchete “Goulart Resistirá en Porto Alegre”, sob a qual põe-

se o texto introdutório em destaque: “el presidente y su familia salieron esta noche en 

avión desde el aeropuerto militar de Brasilia con destino a Porto Alegre, donde su 

cuñado Brizzola tiene bajo su control al Tercer Ejercito”. E segue: “Al tomar el avión, 

Goulart prometió que ‘luchará hasta la muerte para defender su mandato como 

presidente”. Seria esta a última vez que a imagem de um Goulart enérgico e decidido na 

defesa de seu governo apareceria nas páginas do Clarín. E de todos os jornais do mundo 

que optaram pela utilização do material da AP assim composto. 

Favorecendo ainda a Goulart, o Clarín destaca no canto superior direito, 

encerrada em marcação pontilhada, a mensagem presidencial em material da ANSA na 

qual o primeiro mandatário brasileiro reafirma sua intenção de opor resistência ao 

golpe, bem como sublinha os projetos de reforma de seu governo e sua filiação 

democrática e cristã. 

Abaixo, em destaque, as ações de Brizola, anunciando em cadeia de rádio a 

fuga do governador Ildo Meneghetti da capital; o controle legalista do III exército, a 

mais poderosa divisão do país; e realizando comício, no qual solicitava voluntários para 

a defesa armada do governo e instava os sargentos a deter os oficiais em todas as 

guarnições do país, a exemplo da quinta divisão de cavalaria de Bagé [RS]. 

Considerando-se a imagem já amplamente consolidada na grande imprensa de um 

Brizola “comunista” e “agitador”, a matéria, que destaca o deputado pela Guanabara no 

comando prático da resistência, certamente pode ter tido um efeito dramaticamente 

contrário à continuidade da ordem constitucional no Brasil, ao menos para certo público 

leitor argentino. 

Em meio a tais notícias compostas e distribuídas com base em material das 

agências, o Clarín posiciona em grande destaque o texto de seu enviado especial Luis 



 
Revista Eletrônica da ANPHLAC, ISSN 1679-1061, Nº. 18, p. 189-222, jan./jul. 2015. 

http://revista.anphlac.org.br/ 

215 

 

Sciutto, com título que encabeça totalmente a página: “Rio: una Ciudad en Confusión” 

(p.4). Situando pessoalmente a análise a partir de impressões sombrias de uma chuvosa 

Rio de Janeiro, cuja população seria “la parte viva, tangible, de esta tragedia”, o autor 

trata de definir para seu público leitor argentino o que seriam os dois “bandos” em 

confronto na crise brasileira: por um lado, los que exigen imperiosamente la destitucón 

de Goulart bajo la doble acusación de violar la Constitución y actuar bajo la influencia 

comunista; por el otro, los que se apoyan – o los que dicen apoyarse – en las legiones 

populares a las que el ascetismo, el desalliento y, por qué no decirlo, la desesperación, 

colocaron en evidente posición hacia la izquierda”. 

O aparente caráter descritivo dos termos sumários da pugna assim posta não 

esconde, antes revela sem afirmar – o que potencializa sua provável atuação ideológica 

– que um dos lados tem acusações diretas a apresentar; o outro constitui-se a partir de 

um apoio que, de resto, pode ser somente retórico, em massas populares difusas e 

“desesperadas”, jogadas irracionalmente, em virtude deste desespero, para certa posição 

política, a qual, exatamente, compõe a acusação dos primeiros... Os termos recorrentes 

do discurso anticomunista latino-americano aí estão, sem evidenciar-se na análise 

imparcial do autor, cujo texto sempre busca a condenação, tão somente, da situação 

conflitiva como um todo. 

Essa direção sutil de uma provável leitura do texto é reforçada quando o 

autor relata a seu público o que chama de guerra radiofônica. Como só lhe fora possível 

ouvir a governista Rádio Nacional, Sciutto afirma que, até a metade do dia anterior, a 

vitória de Goulart parecia certa pelos informes e manifestações que ali se ouviam. À 

medida, porém, que o presidente se vira forçado a deixar a antiga capital federal, “poco 

menos que en plán de fuga”, seus apoiadores teriam se tornado progressivamente 

violentos nas manifestações radiofônicas: 

 

Las emissiones radiales transmitidas desde el palacio de Jango Goulart 

perdieron censura y se manifestaron rápidamente furibundas. Como 

elementos sitiados en una fortaleza y convencidos de que la resistencia 

es imposible los informes de Radio Nacional fueron aumentando la 

violencia de sus ataques. A las 14:30 se escucharon cosas como éstas: 

‘Es esta una lucha de las izquierdas contra las derechas, una lucha de 

liberación nacional sin conciliación posible, porque en ella se enfrentan 



 
Revista Eletrônica da ANPHLAC, ISSN 1679-1061, Nº. 18, p. 189-222, jan./jul. 2015. 

http://revista.anphlac.org.br/ 

216 

 

los que quieren la justicia social contra los que quieren mantener sus 

privilegios’.  

 

  

O texto diz, sem absolutamente dizer, que, à medida que o conflito se 

agudizava e Goulart perdia o controle direto sobre suas forças de apoio, o caráter 

comunista – ou populista ou anticonstitucional de alguma forma, ao gosto potencial de 

uma certa comunidade de leitores - destas forças se revelava por inteiro em sua 

violência política, excludente de qualquer conciliação. E, em tom levemente irônico e 

sempre sem julgamento explícito de méritos ou conteúdos políticos das forças em 

contenda, o autor trataria de lembrar a seu público a similitude das conjunturas 

brasileira e argentina: 

 
Para quien llega de Buenos Aires, no puede sorprenderle ni la guerra 

radiofônica, ni el despliegue de carros de guerra por calles y avenidas. 

Estábamos tan familiarizados con este tipo de entretenimiento que 

periódicamente se ofrecia a nuestros conciudadanos, que [...] hallamos 

una gran similitud fraterna entre aquellos denominados planteos y este 

grave trance. 

 

A aparente leveza formal e o tom irônico do texto reforçam notavelmente a 

possível atuação ideológica do discurso jornalístico opinativo, no sentido de colocar a 

situação crítica no país vizinho como espelho para a “democracia tutelada” argentina, na 

qual o peronismo em suas faces partidária e sindical seguia em atuação, não obstante a 

proscrição legal e o exílio do líder maior, ou mesmo como uma naturalização dos golpes 

de Estado, em certa imagem da América Latina como um todo. 

Na edição de 3 de abril, o Clarín noticiava ao público argentino o desenlace 

inicial da crise no país vizinho. A primeira página era totalmente encabeçada pela 

manchete “Fue Deposto Goulart”, vindo abaixo, juntamente com radiofoto da AP na 

qual Mazzili recebe cumprimentos pela posse no Congresso, os textos introdutórios das 

matérias, que estariam redigidas em seis páginas internas. Neles informa-se que Goulart 

estaria em paradeiro desconhecido no estrangeiro e que fora decisiva a adesão do III 

Exército à “revolução”, termo que aparece pela primeira vez, ao menos nas edições aqui 

examinadas.  



 
Revista Eletrônica da ANPHLAC, ISSN 1679-1061, Nº. 18, p. 189-222, jan./jul. 2015. 

http://revista.anphlac.org.br/ 

217 

 

A página seguinte, que abre a série de matérias sobre a queda do presidente 

brasileiro, novamente, por coincidência ou não, confere destaque de chamada para uma 

grande comemoração carioca (brasileira?) em torno do desenlace da crise. A manchete 

que encabeça a página diz: “Brasil: Al Triunfar la Rebelión Joao Goulart Dejó Porto 

Alegre”. E logo: “En Río, un millón de Personas Aclamó su Caída”. O texto, com base 

em material da AP, repete a descrição de um grande júbilo popular:  

 

Más de un millón de alborozados brasileños recorrió hoy las calles 

principales de Rio de Janeiro, en tumultuosa celebración por la caída de 

Goulart, y de la vitoria de los dirigentes políticos y militares que 

actuaron para impedir lo que calificaron como una ocupación estilo 

Cuba. La multitud fue la mayor que se ha visto en Rio de Janeiro en 

qualquier acto político, y colmaba diez quadras de la Avenida Rio 

Branco. [...] Lo más impresionante era el enorme número de banderas 

brasileñas. Uno de los grupos de manifestantes llevaba un retrato del 

presidente Kennedy y un emblema de la cooperación brasileña-norte-

americana en la Alianza para el Progreso. [...] En un punto de la 

demostración cerca de veinte cuadras estaban completamente ocupadas 

por la gente. Algunos cálculos hicieron ascender el número de la 

multitud a dos millones de personas. 

 

 

A construção objetiva dos acontecimentos assim posta parece emoldurar o 

desfecho do golpe no Brasil com um respaldo popular - a ser avaliado, ou não, pelos 

leitores argentinos - e dos demais jornais do mundo que recepcionaram o material da 

AP, frise-se novamente. 

A cobertura da mesma edição confere destaque, sempre alicerçada em 

material das agências, ao respaldo do governo e da grande imprensa, sempre à base de 

uma mitológica Opinião Pública dos Estados Unidos à deposição do presidente 

constitucional brasileiro. O conjunto do material informativo a respeito é encimado pela 

manchete: “EE. UU. Robustecerá sus Relaciones con Brasil” (p. 4). 

A seguir, reproduz-se parte da mensagem do presidente Johnson, que 

cumprimenta Ranieri Mazzilli e aponta para um rápido estreitamento das relações de 

amizade e cooperação bilaterais. As opiniões dos principais jornais estadunidenses são 

igualmente reproduzidas, dentre elas parece emblemática em muitos sentidos a do New 

York Times: 

 



 
Revista Eletrônica da ANPHLAC, ISSN 1679-1061, Nº. 18, p. 189-222, jan./jul. 2015. 

http://revista.anphlac.org.br/ 

218 

 

Una vez más el Ejército está demostrando que es el árbitro de la 

situación política brasileña. João Goulart es y fue siempre hombre de 

izquierda. Se le podia calificar de socialista de salón. Su más grande 

desventaja es la ineficacia sin remedio que há demostrado. Sus 

enemigos no pueden probar que quiso hacer pasar a Brasil al campo 

comunista, pero sí que llevó el país al caos. 

 

Nota-se, pois, que as matérias informativas que constroem o desfecho da 

crise brasileira como acontecimento no Clarín - e, de resto, em inúmeros outros órgãos 

da imprensa empresarial latino-americana, inserida, como tal, no fluxo internacional de 

informações via agências - constituem potencialmente variados sentidos para o golpe de 

Estado: como fato respaldado por boa parte da população e, no jogo internacional da 

Guerra Fria, conduzindo o país a relações privilegiadas com Washington, para além do 

afastamento já longamente requerido de um presidente inapto e sujeito ao controle de 

forças políticas que pensava controlar. Uma verdade objetiva de tais fatos, 

consubstanciada pelo discurso jornalístico moderno, é, como aqui se discute, 

precisamente o fundamento maior de uma ideologia da solução autoritária, ao menos 

para certa parcela do público habilitada a uma leitura com base nos princípios mais ou 

menos explícitos do conservadorismo anticomunista de variados matizes. 

Todavia, se o discurso jornalístico assim colocado pode ser uma instância 

poderosa de construção e difusão de sentidos para a solução autoritária da crise 

brasileira como um momento político supostamente de transição ou mesmo depuração 

anticomunista - talvez como paradigma para crises análogas no cenário sul-americano, 

particularmente argentino -, este mesmo discurso é, pela natureza institucional da 

instância que o produz e veicula, absolutamente inconciliável com o estabelecimento de 

uma nova ordem, de caráter ditatorial, que tenda a violar, pela censura e repressão extra 

legal sistemáticas, em longo prazo, o ordenamento básico do Estado de Direito, 

essencial para a própria existência institucional da grande imprensa moderna, em seu 

liberalismo de profissão como fundamento discursivo básico. Não é de estranhar, pois, 

que boa parte da grande imprensa no Brasil e na Argentina - a qual, direta ou 

indiretamente, constituiu sentidos explicativos e legitimadores para as rupturas 

institucionais nela exibidas como transitórias e depuradoras, em 1955, 1964, 1966, para 

exemplificar, diante da conformação de regimes autoritários de longo prazo - passou a 

ostentar, mais ou menos rapidamente, posição francamente opositora a estes, sofrendo 



 
Revista Eletrônica da ANPHLAC, ISSN 1679-1061, Nº. 18, p. 189-222, jan./jul. 2015. 

http://revista.anphlac.org.br/ 

219 

 

os efeitos em larga escala dos sistemas de censura e repressão, como largamente sabido, 

e se consumando posteriormente como ator fundamental nas chamadas 

redemocratizações. 

Nessa direção, é emblemático o posicionamento do enviado especial do 

Clarín ao Brasil. Em seu primeiro texto diante do desfecho da crise que viera cobrir, na 

edição de 3 de abril Luis Sciutto reafirma os termos fundamentais da construção de 

sentido para o golpe. Novamente culpa fundamentalmente Goulart, conferindo-lhe 

inaptidão, descontrole de suas bases de apoio excessivamente à esquerda e possível 

iniciativa golpista em seus derradeiros momentos na presidência, sem deixar de sugerir 

analogia com a situação argentina: 

 

Enfrentando a Carlos Lacerda, el hombre de derecha, y apoyado por 

Leonel Brizzola, exaltado izquierdista teórico y además su cuñado, 

Jango se refugió en Porto Alegre. Se montó paralelamente una ficción 

de CGT, con su secretariado de profesionales que alardeaban de tener 

el movimiento obrero en sus manos (los argentinos conocieron este 

juego). Algún inspirado consejero ideó la locura de los marineros y de 

los sargentos. Trabajando con elementos tan endebles, Jango jugó y 

perdió. [...]. A esta hora [...] ya habrá atravesado la frontera. Brasil 

con su nuevo presidente declara su libertad recuperada y su 

democracia restablecida. La Libertad y la Democracia: siguen siendo 

bellas palavras (p. 23). 

 

A frase final indicava as apreensões do autor-jornalista com os primeiros 

sinais de uma ordem que parecia surgir da tão bem justificada ruptura: o controle militar 

do Executivo e a ditadura. Na edição do dia seguinte, Clarín apresentava matéria com 

texto de seu enviado especial, a qual informava, em manchete, que “Oficiales de las 

Tres Fuerzas Exigen que se Nombre a un Presidente Militar” (p. 3). Em seu texto de 

análise da mesma edição, Sciutto, diante dos primeiros sinais da ditadura, apela para um 

nome que lhe parece essencial para conferir uma boa direção à ruptura institucional pela 

qual culpara, como praticamente toda a imprensa empresarial na Argentina e no Brasil, 

a Goulart, “más un soñador que un governante” (p. 4). O nome salvador vinha na 

chamada da matéria: “En la Hora de Kubitschek”. Apesar dos maus sinais, o autor ainda 

mostrava confiança em lideranças, que reputava democráticas, simbolizadas pelo ex-



 
Revista Eletrônica da ANPHLAC, ISSN 1679-1061, Nº. 18, p. 189-222, jan./jul. 2015. 

http://revista.anphlac.org.br/ 

220 

 

presidente, para efetivar o caráter transitório da ruptura, o que não deixa de dar certa 

continuidade à construção de sentidos para o golpe. 

Todavia, na edição de 5 de abril, em seu penúltimo texto no Rio de Janeiro 

(o último seria uma extensa entrevista exclusiva com Juscelino Kubitschek, publicada 

na edição seguinte), o enviado do Clarín parece perder esperanças com o rumo da 

situação brasileira; antecipa notavelmente um tipo de racionalização que tardaria ainda 

meses, ou anos, para aparecer de forma hegemônica na grande imprensa, no Brasil e na 

Argentina: 

Pero apenas se disiparon las nieblas de la confusión de tras de cuyos 

celajes cada actor emboscó sus intenciones, queda claro que Brasil, 

con el pretexto de la amenaza comunista, va camino de organizar un 

gobierno fuerte ejercido por militares, disfrazado de 

constitucionalidad y de duración sin término de tiempo. Políticos, 

intelectuales de las camadas arcaicas y periodistas de la máxima 

influencia en el sector de la victoria democrática que celebra Brasil, 

piden hoy la dictadura. Lo piden en otros términos: ‘todo el poder al 

ejército’, para que el gobierno que suceda al de Goulart esté libre de 

influencias políticas. Y la democracia, en cuyo santo nombre se hizo 

la revolución? (p. 4). 

 

A manifestação do enviado especial assim fixada no Clarín explicita o 

liberalismo profissional do campo e não deixa de representar as formas complexas e 

contraditórias das muitas formas de atuação da grande imprensa no espaço público 

contemporâneo da América Latina. 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



 
Revista Eletrônica da ANPHLAC, ISSN 1679-1061, Nº. 18, p. 189-222, jan./jul. 2015. 

http://revista.anphlac.org.br/ 

221 

 

 

 

Referências Bibliográficas 

 

ALLEYNE, Mark D. International power and international comunication. London: 

Macmillan Press, 1995. 

 

ALSINA, Miquel R. La construcción de la noticia. Barcelona, Buenos Aires: Paidós, 

1996. 

 

CAVLAK, Iuri. As relações entre Brasil e Argentina no início da Guerra Fria. História 

Debates e Tendências. Passo Fundo, V 6, n 2, 2007. 

 

DA ORDEN, M. Liliana e PIRRO, Julio César M (comp.). Prensa y peronismo. 

Discursos, prácticas, empresas. Rosario: Prohistoria Ediciones, 2007. 

 

DE RIZ, Liliana. La política en suspenso 1966/1976. Buenos Aires: Paidós, 2000. 

 

DÍAZ, Marcela. Industrias culturales y formas de identificación política. Primera Plana 

y su rol en la caída de Illia In: LLAIRÓ, Maria de Monserrat (comp.). El gobierno de 

Arturo Illia y la restauración institucional. Las relaciones económicas internacionales y 

la crisis de gobernabilidad (1963-1966). Buenos Aires: Ediciones Cooperativas, 2007.  

 

DONGHI, Tulio H. La democracia de massas, Buenos Aires: Paidós, 2000. 

 

FREDERICK, Howard H. Global communication and international relations. 

California: Wadsworth Publishing Company, 1993. 

 

GOLDWERT, Marvin. Democracy, militarism and nationalism in Argentina, 1930-

1966. Austin e Londres: University of Texas Press, 1972. 

 

LLAIRÓ, Maria de M. e SIEPE, Raimundo. Frondizi un nuevo modelo de inserción 

internacional. Buenos Aires: EUDEBA, 2003. 

 

LONGHI, Raquel R. e SILVEIRA, Mauro C. A convergência de linguagem nos 

especiais do Clarín.com. Ver. Estud. Comum. Curitiba, v. 11, n.25, p. 157-166, 

maio/ago. 2010. 

 

NORA, Pierre. O retorno do fato. In: LE GOFF, J. e NORA, P. História: Novos 

Problemas. Rio de Janeiro: F. Alves, 2ª  ed., 1979. 

 

PANDOLFI, Rodolfo e GIBAJA, Emilio. La democracia derrotada. Arturo Illia y su 

Época. Buenos Aires: Lumiere, 2008. 

 



 
Revista Eletrônica da ANPHLAC, ISSN 1679-1061, Nº. 18, p. 189-222, jan./jul. 2015. 

http://revista.anphlac.org.br/ 

222 

 

PIZARRO, A. Marcela. El “mundo” de la prensa argentina. Que es noticia 

internacional para La Nación y Clarín. Buenos Aires: Universidad Austral, 2008. 

 

POTASH, Robert. El Ejercito y la política en la Argentina 1962-1973, 2 vol. Buenos 

Aires: Ed. Sudamericana, 1994 

RAPOPORT, Mario e LAUFER, Rubén. Os Estados Unidos diante do Brasil e da 

Argentina: os golpes militares da década de 1960. Revista Brasileira de Política 

Internacional, n. 43, 2000. 

 

ROMERO, Luis A. Breve Historia Contemporánea de la Argentina. Buenos Aires: 

Fondo de Cultura Económica, 2004. 

 

SÁNCHEZ, Pedro. La presidencia de Illia. Buenos Aires: Centro Editor de América 

Latina, 1983. 

 

SIRVÉN, Pablo. Perón y los medios de comunicación. La conflictiva relación de los 

gobiernos justicialistas con la prensa (1943-2011). Buenos Aires: Sudamericana, 2011. 

 

SODRÉ, Muniz. A narração do fato. Notas para uma teoria do acontecimento. 

Petrópolis: Vozes, 2009. 

 

TARONCHER, Miguel A. La caída de Illia. La trama oculta del poder mediático. 

Buenos Aires: Javier Vergara Ed, 2009. 

 

THOMPSON, John B. Ideologia e cultura moderna. Teoria social crítica na Era dos 

Meios de Comunicação de Massa. Petrópolis: Vozes, 1995. 

 

THUSSU, Daya K. International communication: continuity and change. London, New 

York: Oxford University Press, 2000. 

 

ULANOVSKY, Carlos. Paren las rotativas. Diarios, revistas y periodistas (1920-1969). 

Buenos Aires: Emecé Editores, 2005.  


