O massacre dos estudantes na cidade do México em 1968: o poeta Octavio Paz e a história política
DOI:
https://doi.org/10.46752/anphlac.11.2011.1280Resumo
O artigo analisa o ensaio Posdata e reflete sobre os temas da violência e do autoritarismo na obra do poeta mexicano Octavio Paz. Trata-se de um ensaio que foi escrito como um ato de repúdio contra o massacre e o desaparecimento dos corpos de mais de trezentos estudantes, praticado pelo Exército Federal na cidade do México no dia 2 de outubro de 1968. Discute-se o posicionamento do poeta no espaço público recuperando as suas reflexões sobre a violência e o autoritarismo do Estado mexicano, durante a hegemonia do Partido Revolucionário Institucional (PRI).Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
a. Cessão de direitos autorais
Venho, por meio desta, ceder em caráter definitivo os direitos autorais do artigo "____________", de minha autoria, à Revista Eletrônica da ANPHLAC e afirmo estar ciente de que estou sujeito às penalidades da Lei de Direitos Autorais (Nº9609, de 19/02/98) no caso de sua infração. Autorizo a Revista Eletrônica da ANPHLAC a publicar a referida colaboração em meio digital, sem implicância de pagamento de direitosautorais ou taxas aos autores.
b. Declaração de ineditismo e autoria
Atesto que o artigo ora submetido à Revista Eletrônica da ANPHLAC, intitulado "________________________", de minha autoria, nunca foi publicado anteriormente, na íntegra ou em partes, dentro do país. Vindo a ser publicado na Revista Eletrônica da ANPHLAC, comprometo-me a não republicá-lo em qualquer outro veículo editorial.