Araucaria de Chile: uma revista de resistência cultural
DOI:
https://doi.org/10.46752/anphlac.10.2011.1290Resumo
Este artigo é fruto da pesquisa de mestrado que investigou as ideias culturais e políticas difundidas pela revista Araucaria de Chile, publicada inicialmente em 1978 por um grupo de intelectuais chilenos exilados, ligados ao Partido Comunista Chileno (PCCh), e encerrada em 1990, após o resultado do plebiscito que pôs fim à ditadura. Tratava-se de uma revista cultural com claro posicionamento político contra o regime pinochetista e demais ditaduras que assolaram o continente sul-americano entre os anos 1960 e 1980. Aqui será enfocado como a Araucaria divulgou e analisou as diversas manifestações artísticas de chilenos no exílio, e também, quando possível, dentro do país.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
a. Cessão de direitos autorais
Venho, por meio desta, ceder em caráter definitivo os direitos autorais do artigo "____________", de minha autoria, à Revista Eletrônica da ANPHLAC e afirmo estar ciente de que estou sujeito às penalidades da Lei de Direitos Autorais (Nº9609, de 19/02/98) no caso de sua infração. Autorizo a Revista Eletrônica da ANPHLAC a publicar a referida colaboração em meio digital, sem implicância de pagamento de direitosautorais ou taxas aos autores.
b. Declaração de ineditismo e autoria
Atesto que o artigo ora submetido à Revista Eletrônica da ANPHLAC, intitulado "________________________", de minha autoria, nunca foi publicado anteriormente, na íntegra ou em partes, dentro do país. Vindo a ser publicado na Revista Eletrônica da ANPHLAC, comprometo-me a não republicá-lo em qualquer outro veículo editorial.