O papel do intelectual no México nos anos 1970 e 1980: polêmicas nas revistas Plural e Vuelta.
DOI:
https://doi.org/10.46752/anphlac.10.2011.1291Resumo
Plural e Vuelta reuniram um grupo de intelectuais mexicanos, dirigidos por Octavio Paz, diretor das publicações. Nos anos 1970 e 1980, a sociedade mexicana passou por decisivas discussões, que repercutiram nas revistas. A forte repressão ao movimento estudantil de 1968 fez com que muitos intelectuais, entre eles colaboradores das revistas, criticassem os Presidentes do PRI. No entanto, as revistas Plural e Vuelta abriram espaços para polêmicas e alguns escritores defenderam a participação e apoio aos governos do PRI. O debate sobre o papel do intelectual esteve sempre presente nessas publicações e prosseguiu ao longo dos anos oitenta no México.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
a. Cessão de direitos autorais
Venho, por meio desta, ceder em caráter definitivo os direitos autorais do artigo "____________", de minha autoria, à Revista Eletrônica da ANPHLAC e afirmo estar ciente de que estou sujeito às penalidades da Lei de Direitos Autorais (Nº9609, de 19/02/98) no caso de sua infração. Autorizo a Revista Eletrônica da ANPHLAC a publicar a referida colaboração em meio digital, sem implicância de pagamento de direitosautorais ou taxas aos autores.
b. Declaração de ineditismo e autoria
Atesto que o artigo ora submetido à Revista Eletrônica da ANPHLAC, intitulado "________________________", de minha autoria, nunca foi publicado anteriormente, na íntegra ou em partes, dentro do país. Vindo a ser publicado na Revista Eletrônica da ANPHLAC, comprometo-me a não republicá-lo em qualquer outro veículo editorial.