Urdiduras Continentais no debate acerca do Mission Style. Notas sobre o Pan-Americanismo na Arquitetura Neocolonial
DOI:
https://doi.org/10.46752/anphlac.10.2011.1293Resumo
A arquitetura neocolonial foi produzida com ênfase, no Brasil, entre os anos de 1910 e 1950. Embora defendida por arquitetos e intelectuais brasileiros como “produto legítimo” de uma cultura brasileira, podemos notar, sob outro ponto de vista, que ela revela o contato do Brasil com todo o continente americano por meio das similaridades de suas formas e de seu discurso. De fato, durante a década de 1920 o suposto caráter homogêneo e nacional do neocolonial arrefeceu através da introdução de conceitos espaciais, ornamentos e modelos arquitetônicos de matriz hispano-estadunidense conhecidos como mission style. A combinação do mission style com o neocolonial brasileiro produziu uma arquitetura nova, com um caráter pan-americano mais explícito, agregando valores e imagens comuns a todas as Américas, mas sobretudo, dos Estados Unidos em seu bojo. O objetivo principal deste artigo é, assim, discutir as origens desse "neocolonial pan-americano”. Para tanto, analisam-se arquitetos, livros, manuais e universidades que, do Brasil, olharam para toda a América tentando encontrar respostas políticas e estéticas para esta questão. Em especial, o trabalho destaca a presença dos Estados Unidos nessa pan-americanização da arquitetura, pois foi o país que enviou as fontes mais influentes para sua feitura.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
a. Cessão de direitos autorais
Venho, por meio desta, ceder em caráter definitivo os direitos autorais do artigo "____________", de minha autoria, à Revista Eletrônica da ANPHLAC e afirmo estar ciente de que estou sujeito às penalidades da Lei de Direitos Autorais (Nº9609, de 19/02/98) no caso de sua infração. Autorizo a Revista Eletrônica da ANPHLAC a publicar a referida colaboração em meio digital, sem implicância de pagamento de direitosautorais ou taxas aos autores.
b. Declaração de ineditismo e autoria
Atesto que o artigo ora submetido à Revista Eletrônica da ANPHLAC, intitulado "________________________", de minha autoria, nunca foi publicado anteriormente, na íntegra ou em partes, dentro do país. Vindo a ser publicado na Revista Eletrônica da ANPHLAC, comprometo-me a não republicá-lo em qualquer outro veículo editorial.