A “república” narrada e teatralizada: análise da obra teatral de Juan Bautista Alberdi (1839)
DOI:
https://doi.org/10.46752/anphlac.13.2012.1319Resumo
O objetivo deste texto é analisar de que maneira Juan Bautista Alberdi (1810 – 1884) opera os conceitos de “república” e “pueblo” através de seus textos literários, especialmente com a peça de teatro “La Revolución de Mayo: cronica dramática”, escrita em 1839. Como é perceptível em outros membros da Geração de 1837, Alberdi trabalhava com uma fronteira bastante tênue entre literatura e política, fazendo de suas peças verdadeiros combates ao governo de Juan Manuel de Rosas. São tratadas as especificidade do gênero teatral, através da análise de sua relevância para a sociedade bonaerense da primeira metade do oitocentos, levando em conta a o controle que o governo tinha em relação ao contudo das apresentações, utilizado como propaganda pro rosista pelo aparato institucional dos periódicos. Nesse sentido, Alberdi representava a parcela de opositores ao regime que conseguia fazer do teatro um instrumento de crítica ao sistema. Além disso, a obra citada apresenta os ideais republicanos do jovem escritor e de que maneira categorias como “povo”, “cidadão” e “pátria” foram manipuladas de acordo com os diferentes grupos aos quais Alberdi se dirigia ao longo das falas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
a. Cessão de direitos autorais
Venho, por meio desta, ceder em caráter definitivo os direitos autorais do artigo "____________", de minha autoria, à Revista Eletrônica da ANPHLAC e afirmo estar ciente de que estou sujeito às penalidades da Lei de Direitos Autorais (Nº9609, de 19/02/98) no caso de sua infração. Autorizo a Revista Eletrônica da ANPHLAC a publicar a referida colaboração em meio digital, sem implicância de pagamento de direitosautorais ou taxas aos autores.
b. Declaração de ineditismo e autoria
Atesto que o artigo ora submetido à Revista Eletrônica da ANPHLAC, intitulado "________________________", de minha autoria, nunca foi publicado anteriormente, na íntegra ou em partes, dentro do país. Vindo a ser publicado na Revista Eletrônica da ANPHLAC, comprometo-me a não republicá-lo em qualquer outro veículo editorial.