Educação popular e modernidade na América Latina. Um debate a partir das crônicas martianas de Nova York.
DOI:
https://doi.org/10.46752/anphlac.13.2012.1323Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar uma discussão acerca da relação do ideário político de José Martí (1853-1895) e sua proposta de uma educação popular para a América Latina, enquanto uma investigação situada na História Intelectual da América Latina. Propomos relacionar as ideias políticas de Martí com os artigos publicados a partir da década de 80 do século XIX acerca da questão da educação, partindo da hipótese de que o discurso de Martí em fins do século XIX fortalece uma tendência de crítica ao pensamento positivista em um período em que sua vigência era dominante no contexto de ideias latino-americano, contexto que marca uma relação contraditória de diálogo e crítica com o positivismo no pensamento martiano sobre educação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
a. Cessão de direitos autorais
Venho, por meio desta, ceder em caráter definitivo os direitos autorais do artigo "____________", de minha autoria, à Revista Eletrônica da ANPHLAC e afirmo estar ciente de que estou sujeito às penalidades da Lei de Direitos Autorais (Nº9609, de 19/02/98) no caso de sua infração. Autorizo a Revista Eletrônica da ANPHLAC a publicar a referida colaboração em meio digital, sem implicância de pagamento de direitosautorais ou taxas aos autores.
b. Declaração de ineditismo e autoria
Atesto que o artigo ora submetido à Revista Eletrônica da ANPHLAC, intitulado "________________________", de minha autoria, nunca foi publicado anteriormente, na íntegra ou em partes, dentro do país. Vindo a ser publicado na Revista Eletrônica da ANPHLAC, comprometo-me a não republicá-lo em qualquer outro veículo editorial.