Rumo à fronteira de Misiones: O “Destino Manifesto” Argentino (1882-1898)
DOI:
https://doi.org/10.46752/anphlac.16.2014.1643Resumo
O presente trabalho consiste numa proposta de análise de relatos realizados por viajantes argentinos que, tendo um ponto de partida em comum - Buenos Aires - se dirigiram a Misiones, região de fronteira no nordeste argentino e publicaram textos sobre a região nas últimas duas décadas do século XIX. A questão do avanço da fronteira – um tópico comum às novas nações americanas do século XIX – se fez presente no debate intelectual e político argentino. Um dos pontos norteadores desse trabalho é a inspiração no Destino Manifesto, uma ideologia originalmente vinculada nos Estados Unidos, a qual foi reinterpretada dentro do ambiente intelectual argentino.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
- Rotas percorridas pelos viajantes na região de Misiones entre 1882 e 1898. As localidades correspondem aos seus topônimos atuais. O Apipé refere-se a um salto atualmente submerso que existia durante o período das expedições.
- Mapa argentino datado de 1882 onde o então Território Nacional de Misiones incluía as áreas a leste dos rios San Antonio e Pepirí Guazú, equivalentes atualmente às partes oeste dos estados do Paraná e de Santa Catarina.
- Dados do autor
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
a. Cessão de direitos autorais
Venho, por meio desta, ceder em caráter definitivo os direitos autorais do artigo "____________", de minha autoria, à Revista Eletrônica da ANPHLAC e afirmo estar ciente de que estou sujeito às penalidades da Lei de Direitos Autorais (Nº9609, de 19/02/98) no caso de sua infração. Autorizo a Revista Eletrônica da ANPHLAC a publicar a referida colaboração em meio digital, sem implicância de pagamento de direitosautorais ou taxas aos autores.
b. Declaração de ineditismo e autoria
Atesto que o artigo ora submetido à Revista Eletrônica da ANPHLAC, intitulado "________________________", de minha autoria, nunca foi publicado anteriormente, na íntegra ou em partes, dentro do país. Vindo a ser publicado na Revista Eletrônica da ANPHLAC, comprometo-me a não republicá-lo em qualquer outro veículo editorial.