Anseio impronunciável: Alejo Carpentier, ficção histórica e os escritos sapienciais
DOI:
https://doi.org/10.46752/anphlac.17.2014.2171Resumo
Ao enfatizar a leitura de dois romances de Alejo Carpentier, El reino de este mundo (1949) e Los pasos perdidos (1953), privilegio a recepção dos escritos sapienciais com o intuito de entender a valorização de uma ética e modos de perceber o futuro. Ao mesmo tempo, analiso o contraste, em sua obra, entre sabedoria e conhecimento como forma de destacar o temário do aprimoramento humano. Por fim, este ensaio joga luz sobre o tema da insubmissa relação entre texto e contexto por meio de uma operação formal.
Downloads
Referências
ADAMS, Michael I. Three authors of alienation; Bombal, Onetti, Carpentier. University of Texas at Austin Library, 1975.
AUERBACH, Erich. Mimesis. São Paulo: Perspectiva, 2006.
Bíblia de Jerusalém. São Paulo: Editora Paulus, 2008.
BIRKENMAIER, Anke. Alejo Carpentier y la cultura del surrealismo en América Latina. Madrid: Iberoamericana, 2006.
CAMUS, Albert. Essais critiques. Paris: Éditions Gallimard, 1965.
CARPENTIER, Alejo. El reino de este mundo. Santiago de Chile: Ed. Obras, 1972 [1949]. Disponível em: http://www.textosenlinea.com.ar/textos/El%20reino%20de%20este%20mundo.pdf Acesso: 16/06/2014.
_____. Diario íntimo de Kafka. In: Los pasos recobrados. Ensayos de teoria y critica literaria. Biblioteca Ayacucho, 2003. p. 45-49 [La Habana, 1951]
_____. “América ante la joven literatura europea” presente em Carteles, La Habana, 28/06/1931. In: Letra y Solfa. Literatura. Autores, Editorial Letras Cubanas, La Habana, 1997.
_____. La elaboración de Ulises [1951]. In: Letra y Solfa. Literatura. Autores, Editorial Letras Cubanas, La Habana, 1997.
_____. Guerra del tiempo: tres relatos y una novela. Madrid: Allianza Editorial, 1993. [1958]
_____. Los pasos perdidos. Madrid: Cátedra, 1985 [1953]. Disponível em: https://germarmu.files.wordpress.com/2014/09/alejo-carpentier-los-pasos-perdidos.pdf Acesso em: 01/03/2014.
_____. El siglo de las luces. Barcelona: Cátedra, 1982 [1962].
_____. O papel social do romancista. In: A literatura do maravilhoso. São Paulo: Edições Vértice, 1987 [1971].
_____. Problemática do atual romance latino-americano. In: A literatura do maravilhoso. São Paulo: Edições Vértice, 1987. [1975]
_____. Concerto barroco. Tradução: Josely Viana Batista. São Paulo: Companhia das Letras, 2008. [1978]
CHAO, Ramón. Conversaciones con Alejo Carpentier. Madri: Literatura Alianza Editorial, 1985.
CHIAMPI, Irlemar. O realismo maravilhoso. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1980.
_____. Pierre Mabile e Alejo Carpentier: O surrealismo na encruzilhada do Caribe. In: PERRONE-MOISÉS, Leyla (Org.). Do positivismo à desconstrução. Ideias francesas na América. São Paulo: Iedusp, 2004.
_____. Barroquismo e afasia em Alejo Carpentier. In: O Barroco e a modernidade. Ensaios sobre literatura latino-americana. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1998.
CURTIUS, Ernst Robert. Literatura europeia e idade média latina. Tradução: Teodoro Cabral. São Paulo: Ed. USP, 2013. [1948]
FELIPPE, Eduardo Ferraz. A resignação de Sísifo: tradição, cultura política e história na obra do moderno vetusto Alejo Carpentier. Tese de Doutorado em História FFLCH USP, 2013.
FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 1998.
_________. História da sexualidade. O uso dos prazeres. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1984.
_________. História da sexualidade. O cuidado de si. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1985.
GADAMER, Hans Georg. Verdade e método. Traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Tradução: Flávio Paulo Meurer. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.
GAY, Peter. O estilo na história. Gibbon, Ranke, Macaulay, Burckhardt. Tradução: Denise Bottman. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
GILMAN, Claudia. Entre la pluma y el fusil. Debates y dilemas del escritor revolucionario en America Latina. Argentina: Siglo XXI Editores, 2003.
GONZALEZ ECHEVARRIA, Roberto. Alejo Carpentier: The Pilgrim at home. Ithaca-Londres: Cornell University Press, 1977.
______. The Cambridge history of Latin America literature. Cambridge University Press, 1996.
_____ (Org.). Historia y ficción en la narrativa hispanoamericana. Caracas: Monte Ávila Editores, 1984.
_____. Mito y archivo. Una teoria de la narrativa latinoamericana. México. D.F.: Fondo de Cultura Económica, 2000.
GROTTO, Livia. Rumo ao desconhecido e originário em La vorágine de José Eustasio
Rivera e Los pasos perdidos de Alejo Carpentier. Fragmentos, n. 37, p. 39-50, Florianópolis/ jul -dez/ 2009.
GUMBRECHT, Hans Ulrich. After 1945. Latency as origin of the present. Stanford University Press, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
a. Cessão de direitos autorais
Venho, por meio desta, ceder em caráter definitivo os direitos autorais do artigo "____________", de minha autoria, à Revista Eletrônica da ANPHLAC e afirmo estar ciente de que estou sujeito às penalidades da Lei de Direitos Autorais (Nº9609, de 19/02/98) no caso de sua infração. Autorizo a Revista Eletrônica da ANPHLAC a publicar a referida colaboração em meio digital, sem implicância de pagamento de direitosautorais ou taxas aos autores.
b. Declaração de ineditismo e autoria
Atesto que o artigo ora submetido à Revista Eletrônica da ANPHLAC, intitulado "________________________", de minha autoria, nunca foi publicado anteriormente, na íntegra ou em partes, dentro do país. Vindo a ser publicado na Revista Eletrônica da ANPHLAC, comprometo-me a não republicá-lo em qualquer outro veículo editorial.