Jogando com Piratas e Ditadores: As representações sobre o Caribe nos videogames
DOI:
https://doi.org/10.46752/anphlac.21.2016.2496Resumo
Este artigo pretende trazer à luz de que forma o Caribe vêm sendo representado e simulado nos jogos eletrônicos (video games) nas últimas décadas. Os jogos eletrônicos são hoje uma das mídias mais bem sucedidas comercialmente e têm exercido forte influência cultural na construção de um imaginário sobre a história juntos com outros produtos da Indústria Cultural, e ainda não foram bem avaliados pelos historiadores, havendo poucas pesquisas que trabalham com estas fontes. Elaboraremos sobre os conceitos de representação, simulação e interatividade e apresentaremos alguns jogos, como Call of Duty: Black Ops, Sid Meyer’s Pirates! e Assassin’s Creed IV: Black Flag na intenção de explicitar quais são os mecanismos de construção da visão de mundo que articulam narrativa e jogabilidade que perpassam por essas produções.Downloads
Referências
BIBLIOGRAFIA
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JOGOS CITADOS
Call of Duty: Black Ops (Activision, 2010)
Chameleon (Silver Wish Games, 2005)
Guevara (SNK, 1987)
Just Cause (Eidos, 2006)
Tom Clancy’s Ghost Recon (Red Storm, 2001)
The Secret of Monkey Island (Lucasfilm Games, 1990)
Tropico (PopTop Software, 2001)
Tropico 2: Pirate Cove (Frog City Software, 2003)
Tropico 3 (Haemimont Games, 2009)
Tropico 4 (Haemimont Games, 2011)
Tropico 5 (Haemimont Games, 2014)
Sid Meyer’s Pirates (Micropose, 1987)
Super Street Fighter II (Capcom, 1993)
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Arquivos adicionais
- Sósia de Fidel Castro sendo acertado com um tiro no rosto
- Quartel General da expansão Generalissimo de Tropico 5
- Navegação no Caribe em Pirates!
- Monkey Island II: Lechuck’s Revenge
- Havana vista por cima
- Navegando pelo Caribe em Black Flag
- Bastienne Josèphe e Adéwale
- Adéwale escapando do navio em meio aos corpos
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