A Exposição Universal de Chicago (1893): reflexões sobre o lugar dos Estados Unidos no mundo na virada do século XIX para o XX
DOI:
https://doi.org/10.46752/anphlac.22.2017.2592Resumo
A Exposição Universal de 1893 foi um evento internacional de grandes proporções que impactou o imaginário norte-americano no final do século XIX. Sediada na cidade de Chicago, a grande metrópole do Oeste, a Exposição celebrava o quadringentésimo ano da chegada de Cristóvão Colombo ao Novo Mundo. Um dos principais objetivos dos organizadores do evento, no entanto, era apresentar o recente êxito industrial e econômico que os Estados Unidos obtiveram nas últimas décadas do século. Milhões de pessoas visitaram Chicago para assistir as apresentações e ver as atrações, que aconteceram entre maio e outubro daquele ano. Este artigo pretende discutir elementos da Exposição Universal de 1893 e o controle da produção e circulação de imagens, especialmente as fotografias, sobre o evento.
Downloads
Referências
Fontes
ARNOLD, Charles; HIGINBOTHAM, Harlow. Official Views of the World’s Columbian Exposition. Chicago: Press Chicago Photo Gravure Co., 1893.
BANCROFT, Hubert. The Book of the Fair: an Historical and Descriptive Presentation of the World's Science, Art, and Industry, as Viewed Through the Columbian Exposition at Chicago in 1893. Chicago: The Bancroft Co., 1893.
GOODE, George. First Draft of a System of Classification for the World’s Columbian Exposition — From the Report of U. S. National Museum, 1891. Washington: Government Printing Office, 1893.
SHEPP, James; SHEPP, Daniel. Shepp’s World’s Fair Photographed. Chicago: Globe Bible Publishing Co., 1893.
Bibliografia
AVILA, Arthur. E da fronteira veio um Pioneiro: a frontier thesis de Frederick Jackson Turner (1861-1932). Porto Alegre: Departamento de História, IFCH-UFRGS, 2006 (mimeo).
BAITZ, Rafael. Um continente em foco: a imagem fotográfica da América Latina nas revistas semanais brasileiras (1954-1964). São Paulo: Editora Humanitas FFLCH-USP, 2006.
BARBOSA, Carlos Alberto. A fotografia a serviço de Clio: uma interpretação da história visual de Revolução Mexicana (1900-1940). São Paulo: Editora Unesp, 2006.
BARBUY, Heloisa. A exposição universal de 1889 em Paris: Visão e representação na sociedade industrial. São Paulo: Loyola, 1999.
BENNETT, Tony. The exhibitionary complex. In: DIRKS, Nicholas; ELEY, Geoff; ORTNER, Sherry (Orgs.). Culture/Power/ History. A reader in contemporary social theory. New Jersey: Princeton University Press, 1994.
CASHMAN, Sean. America in the Gilded Age: from the death of Lincoln to the rise of Theodore Roosevelt. 3rd ed., New York: New York University Press, 1993.
CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Editora Bertrand, 1990.
CHENEY, Margaret; UTH, Robert. Tesla, Master of Lightning. New York: Barnes & Noble Books, 1999.
CONDIT, Carl. The Chicago School of Architecture. A history of commercial and public building on the Chicago area, 1875-1925. Chicago: The University of Chicago Press, 1964.
EVERDELL, William. Os primeiros modernos. Rio de Janeiro: Editora Record, 2000.
GIMENES, Gabriela. Estados Unidos e América Latina nas páginas do Chicago Tribune: Pan-americanismo e Exposição Universal de Chicago (1889-1894). São Paulo: Departamento de História, FFLCH-USP, 2016 (mimeo).
HALES, Peter. Constructing the Fair: Platinum Photographs by C. D. Arnold of the World's Columbian Exposition. Chicago: Art Institute of Chicago, 1993.
HANDY, Moses. Official directory of the World’s Columbian Exposition – A Reference Book. Chicago: Publishers to the World’s Columbian Exposition, 1893.
HARDMAN, Francisco. Trem Fantasma: a ferrovia Madeira-Mamoré e a modernidade na selva. 2ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
HOFSTADTER, Richard. Turner and the Western Revolt. In: The progressive historians: Turner, Beard, Parrington. Nova York: Alfred A. Knopf, 1969.
JOHNSTON, Louis; WILLIAMSON, Samuel. Sources and Techniques Used in the Construction of Annual GDP, 1790-2014. Disponível em: http://www.measuringworth.com/usgdp/sourcegdp.php Acesso em: 20/12/2015.
JONNES, Jill. Empires of Light. Edison Tesla, Westinghouse and the race to electrify the world. New York: Random House, 2003.
JUNQUEIRA, Mary. Ao sul do Rio Grande. Imaginando a América Latina em Seleções: oeste wilderness e fronteira (1942-1838). Bragança: EDUSF, 2000.
KAPLAN, Amy. Left Alone with America: The Absence of Empire in the Study of American Culture. In: KAPLAN, Amy; PEASE, Donald (Orgs.). Cultures of United States Imperialism. 2nd ed. Durham/London: Duke University Press, 1995.
KOSSOY, Boris. Realidades e ficções na trama fotográfica. 4ª edição. São Paulo: Ateliê Editorial, 2009.
MAUAD, Ana Maria. Através da imagem: fotografia e história interfaces. Revista Tempo, Rio de Janeiro, vol. 1, nº. 2, 1996.
______. Poses e Flagrantes: Ensaios sobre história e fotografias. Niteroi: Editora da UFF, 2008.
MILLER, Donald. City of the century: the epic of Chicago and the making of America. New York: Simon & Schuster paperbacks, 2003.
MOTT, Frank. American Journalism. A history of newspapers in the United States through 250 years (1640 – 1940). New York: Macmillian, 1941.
MUCCIGROSSO, Robert. Celebrating the New World. Chicago’s Columbian Exposition of 1893. Chicago: I.R. Dee, 1993.
O’GORMAN, Edmundo. A invenção da América: reflexão a respeito da estrutura histórica do Novo Mundo e do sentido do seu devir. São Paulo: Editora da UNESP, 2002.
PESAVENTO, Sandra. Exposições Universais: Espetáculos da modernidade no século XIX. São Paulo: Hucitec, 1997.
PRATT, Mary Louise. Os olhos do império: relatos de viagem e transculturação. São Paulo: EDUSC, 1999.
REICHLEY, James. The life of the parties: a history of American political parties. New York: The Free Press (Macmillan), 1992.
ROSENBERG, Chaim. America at the Fair: Chicago's 1893 World's Columbian Exposition. Chicago: Arcadia Publishing, 2008.
RYDELL, Robert. All the World’s a Fair: Visions of Empire at American International Expositions, 1876-1916. Chicago: The University of Chicago Press, 1984.
______. The Culture of Imperial Abundance: World's Fairs in the Making of American Culture. In: BRONNER, Simon (Ed.). Consuming Visions: Accumulation and Display of Goods in America, 1880-1920. New York: Norton, 1989.
______. The Reason Why the Colored American Is Not in the World's Columbian Exposition: The Afro-American's Contribution to Columbian Literature. Chicago: University of Illinois Press, 1999.
SAID, Edward. Cultura e Imperialismo. Edição de bolso. São Paulo: Cia das Letras, 2011.
SALVATORE, Ricardo. Imágenes de un imperio: Estados Unidos y las formas de representación de América Latina. Buenos Aires: Sudamericana, 2006.
SANDLER, Martin. Photography: An illustrated history. New York: Oxford University Press, 2002.
SCHLERETH, Thomas. Columbia, Columbus and Columbianism. The Journal of American History, v. 79, n. 3, 1992.
TRACHTENBERG, Alan. The incorporation of America: culture and society in the Gilded Age. New York: Hill and Wang, 1997.
TURNER, Frederick. The frontier in American history. 2ª edition. Tucson: The University of Arizona Press, 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
a. Cessão de direitos autorais
Venho, por meio desta, ceder em caráter definitivo os direitos autorais do artigo "____________", de minha autoria, à Revista Eletrônica da ANPHLAC e afirmo estar ciente de que estou sujeito às penalidades da Lei de Direitos Autorais (Nº9609, de 19/02/98) no caso de sua infração. Autorizo a Revista Eletrônica da ANPHLAC a publicar a referida colaboração em meio digital, sem implicância de pagamento de direitosautorais ou taxas aos autores.
b. Declaração de ineditismo e autoria
Atesto que o artigo ora submetido à Revista Eletrônica da ANPHLAC, intitulado "________________________", de minha autoria, nunca foi publicado anteriormente, na íntegra ou em partes, dentro do país. Vindo a ser publicado na Revista Eletrônica da ANPHLAC, comprometo-me a não republicá-lo em qualquer outro veículo editorial.