Gabriela Mistral: Uma trajetória intelectual

Autores

  • Ana Amelia de Moura Cavalcante de Melo Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.46752/anphlac.24.2018.2850

Resumo

Este artigo visa a analisar as visões elaboradas pela escritora chilena Gabriela Mistral relativas às questões sociais no Chile nos primeiros anos do século XX e sua militância como educadora. A partir de 1904, com dezesseis anos, e ainda utilizando seu nome verdadeiro, Lucila Godoy, começou a publicar em diversos jornais na América Latina, assumindo um papel ativo frente aos problemas sociais e políticos de seu país e do continente. Questões relativas ao papel da mulher e à educação popular, questão agrária e indígena, foram discutidas pela escritora ao longo de sua trajetória intelectual. Em 1945, sua produção poética se torna conhecida internacionalmente após receber o Prêmio Nobel de Literatura. Neste estudo, pretende-se examinar essas ideias nos escritos, especialmente jornalísticos, produzidos pela poetisa chilena nos anos anteriores ao recebimento do Nobel e seu ativo papel de educadora, destacando sua atuação enquanto intelectual criadora e mediadora.

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Biografia do Autor

Ana Amelia de Moura Cavalcante de Melo, Universidade Federal do Ceará

Professora do Departamento de História da UFC e do Programa de Pós-graduação em História Social.

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Publicado

2018-07-11

Como Citar

de Melo, A. A. de M. C. (2018). Gabriela Mistral: Uma trajetória intelectual. Revista Eletrônica Da ANPHLAC, (24), 354–373. https://doi.org/10.46752/anphlac.24.2018.2850