Esculpir a vida com palavras: Autobiografia de Marina Núñez del Prado (1908-1995)
DOI:
https://doi.org/10.46752/anphlac.24.2018.2880Resumo
Marina Núñez del Prado (1908-1995), escultora boliviana, iniciou seus estudos na Academia Nacional de Bellas Artes de La Paz, na qual se tornou a primeira professora, em 1930. Paulatinamente, obteve reconhecimento no circuito artístico internacional, com destaque para sua participação na 26ª edição da Bienalle di Venezia, em 1952. Participou ativamente do movimento indigenista andino em sua vertente artística, e grande parte de sua produção busca representar aspectos das tradições indígenas bolivianas. Em suas obras, optou por centrar suas atenções na representação da mulher indígena, principal eixo condutor de seu trabalho. Este artigo tem como objetivo discutir questões levantadas a partir da análise de sua autobiografia, intitulada Eternidad en los Andes e publicada em 1973, na qual se destacam os principais marcos de seu desenvolvimento artístico e profissional. Além disso, esse documento contém uma série de fotografias, selecionadas pela própria artista, que estabelecem paralelos interessantes com o texto elaborado, e que serão parcialmente analisadas.
Downloads
Referências
Obras completas
BAO, Ricardo Melgar. El movimiento obrero latinoamericano I – Historia de una clase subalterna. México D.F.: Alianza Editorial Mexicana, 1990.
BOSI, Ecléa. Memória e sociedade - Lembranças de velhos, 15ª edição. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
DEL PRADO, Marina Núñez. Eternidad en los Andes. Santiago: Lord Cochrane, 1973.
FRANCO, Stella Maris Scatena. Peregrinas de outrora: Viajantes latino-americanas no século XIX. Florianópolis: Editora Mulheres, 2008.
FRANCOVICH, Guillermo. Los mitos profundos de Bolivia. La Paz: Editorial Los Amigos del Libro, 1980.
JELINECK, Estelle. Women’s Autobiography. Bloomington: Indiana University Press, 1980. Apud WITZLING, Mara R. Voicing our visions - Writings by women’s artists. New York: The Women’s Press, 1991.
MENDIETA, P. Wilson. Cecilio Guzmán de Rojas, pintor de los andes. In: Cecilio Guzmán de Rojas - Exposición en el centenario de su nacimiento. La Paz: Fundación Cultural del Banco Central de Bolivia, 1999.
PENTIMALLI, Michela (Org.). Bolivia - Los caminos de la escultura. La Paz: Fundación Simón I. Patiño, 2009.
SMITH, Sidonie; WATSON, Julia (Orgs.). DeColonizing the Subject - The politics of gender in Women’s Autobiography. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1992.
SOARES, Gabriela Pellegrino; COLOMBO, Sylvia. Reforma liberal e lutas camponesas na América Latina: México e Peru nas últimas décadas do século XIX e princípios do XX. São Paulo: Humanitas FFLCH/USP, 1999.
SCHWARTZ, Jorge. Vanguardas latino-americanas - Polêmicas, manifestos e textos críticos. São Paulo: Iluminuras/Edusp/Fapesp, 1995.
VASCONCELLOS, Camilo de Mello. Imagens da Revolução Mexicana - O Museu Nacional de História do México (1940-1982). São Paulo: Alameda, 2007.
WITZLING, Mara R. Voicing our visions - Writings by women’s artists. New York: The Women’s Press, 1991.
Capítulos de obra
MAJLUF, Natalia. El indigenismo en México y Perú: Hacia una visión comparativa. In: CURIEl, Gustavo; MELLO, Renato Gonzaléz; HACES, Juana Gutiérrez (Orgs.) Arte, historia e identidad en América: Visiones comparativas. México: Universidad Autónoma de México, Instituto de Investigaciones Estéticas, 1994.
POLAR, Antonio Cornejo. El indigenismo andino. In: PIZARRO, Ana (Org.). América Latina: Palavra, Literatura e Cultura - Volume 2: Emancipação do discurso. Campinas: Unicamp, 1994.
Artigos de revistas
ARAÚJO, Nara. Verdad, poder y saber: escritura de viajes femenina. Estudos Feministas, v. 16, n. 3, Florianópolis, 2008, p. 1013.
LEITE, Miriam Lifchitz Moreira. Mulheres viajantes no século XIX. Cadernos Pagu, v. 15, p. 129-143, 2000.
Artigos de periódicos (on-line)
ARTIÈRES, Philippe. Arquivar a própria vida. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 11, n. 21, p. 9-34, 1998. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/ index.php/reh/article/view/2061 Acesso em: 10 Abr. 2017.
BARROS, José D’Assunção. Os tempos da história: do tempo mítico às representações historiográficas do Século XIX. Crítica Histórica, v. 1, n. 2, 2010. Disponível em: http://www.revista.ufal.br/criticahistorica/attachments/article/72/OS%20TEMPOS%20DA%20HISTORIA.pdf Acesso em: 03 Fev. 2017.
NORA, Pierre. Entre memória e história - A problemática dos lugares. Projeto História, v. 10, p. 7-28, 1993. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/revph /issue/view/851/showToc Acesso em: 11 Jul. 2017.
Outros
FABRIS, Annateresa. Memórias em imagens. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História (ANPUH). São Paulo, Julho de 2011.
IMANÁ, Gil. Marina, escultora de América. La Prensa, La Paz, Fondo Negro, s/p, 2008.
MOTTA, Romilda Costa. Práticas políticas e representações de si: os escritos autobiográficos da mexicana Antonieta Rivas Mercado e da brasileira Patrícia Galvão/Pagu. 2015. Tese (Doutorado em História Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-21082015-192207/pt-br.php Acesso em: 11 Jul. 2017.
PENTIMALLI, Michaela. Marina Núñez del Prado - Dibujos y Bocetos (c. 1930-1960)... desde el corazón y los Andes. In: Marina Núñez del Prado - Dibujos y Bocetos. La Paz: Fundación Simón I. Patiño, 2007.
SALINAS, Jorge Siles. Marina Núñez del Prado. El diario, La Paz, Suplemento Cultural Ilustrado, s/p, 2 de Março de 1980.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
a. Cessão de direitos autorais
Venho, por meio desta, ceder em caráter definitivo os direitos autorais do artigo "____________", de minha autoria, à Revista Eletrônica da ANPHLAC e afirmo estar ciente de que estou sujeito às penalidades da Lei de Direitos Autorais (Nº9609, de 19/02/98) no caso de sua infração. Autorizo a Revista Eletrônica da ANPHLAC a publicar a referida colaboração em meio digital, sem implicância de pagamento de direitosautorais ou taxas aos autores.
b. Declaração de ineditismo e autoria
Atesto que o artigo ora submetido à Revista Eletrônica da ANPHLAC, intitulado "________________________", de minha autoria, nunca foi publicado anteriormente, na íntegra ou em partes, dentro do país. Vindo a ser publicado na Revista Eletrônica da ANPHLAC, comprometo-me a não republicá-lo em qualquer outro veículo editorial.