Os dois retratos de Jonathas Granville: categorias raciais e representação artística nos Estados Unidos e Haiti no século XIX
DOI:
https://doi.org/10.46752/anphlac.27.2019.3431Resumo
Resumo: Durante o século XIX, categorizações raciais ganharam papel cada vez mais central na definição da identidade de diferentes sujeitos e das relações por eles estabelecidas. A partir da análise de dois diferentes retratos de Jonathas Granville, representante do governo haitiano enviado aos Estados Unidos em 1824, e confrontando outros tipos de fontes, tais como periódicos da época correspondência oficial e discursos proferidos em cerimônias do governo do Haiti, o objetivo é investigar as variações das classificações raciais nos países onde as imagens foram realizadas – Estados Unidos e Haiti – a fim de compreender em que medida os retratos apresentam problematizações em torno da concepção das categorias raciais nos dois países.
Palavras-chave: Haiti; Século XIX; Jonathas Granville.
Downloads
Referências
Referências Bibliográficas
Fontes
BEAUBRUN, Ardouin. Études sur l’histoire d’Haiti. Tome 1. Paris: Dézobry, E. Magdeleine, 1855.
BEAUBRUN, Ardouin. Études sur l’histoire d’Haiti. Tome 9. Paris: Dézobry, E. Magdeleine, 1860.
LAROUSSE, Pierre. Grand Dictionnaire universel du XIXe siècle. Paris : Larousse et Boyer, 1866-90. 17v.
SAINT-MÉRY, Médéric Louis Elie Moureau de. Déscription Topographique, Physique, Dupont Libraire, 1797.
GRANVILLE, Jonathas Henri Théodore. Biographie de Jonathas Granville par son fils. Paris: Imprimerie de E. Brière, 1873.
MADIOU, Thomas. Histoire d’Haiti. 1811 – 1818. Tome V. Port-au-Prince: Éditions Henri Deschamps, 1988
_____. Histoire d’Haiti. 1819 – 1826. Tome VI. Editions. Port-au-Prince: Henri Deschamps, [1847] 1988.
The Anti-Slavery Reporter
Nile’s Weekly Register
Bibliografia
AMANCIO, Kléber. Reflexões sobre a pintura de Arthur Timoteo da Costa. 2016. Tese (Doutorado em História). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1989.
APPIAH, Kwame Anthony. Na casa de meu pai: a África na filosofia da cultura. Rio de Janeiro Contraponto, 1997.
BAXANDALL, Michael. Padrões de intenção: a explicação histórica dos quadros. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
BERLIN, Ira. Slaves without masters: the free negro in the Antebellum South. New York: Vintage Books, 1976.
BRYAN, Jennifer; TORCHIA, Robert. The Mysterious Portraitist Joshua Johnson. Archives of American Art Journal, vol. 36, no. 2, p. 3-7, 1996.
DEREN, Maya. The voodoo gods. Saint-Albans: Paladino, 1975.
FISCHER, Sibylle. Modernity disavowed: Haiti and the cultures of slavery in the age of revolution. Durham: Duke University Press, 2004.
FORBES, Jack D. Mustees, Half breeds and Zambos in Anglo North America: Aspects of Black-Indian Relations. American Indian Quarterly, vol. 7, n.1, p. 57-83, 1983.
GAFFIELD, Julia. Complexities of Imagining Haiti: a Study of National Constitutions, 1801 – 1807. Journal of Social History p. 81-103
GEGGUS, David. The Naming of Haiti. NWIG: New West Indian Guides. v. 71, n. 1/2, p. 43-68, 1997.
GILROY, Paul. The Black Atlantic: Modernity and Double-Consciousness. Cambridge: Harvard University Press, 1993.
HARWOOD, Thomas F. British Evangelical Abolitionism and American Churches in the 1830's. The Journal of Southern History, vol. 28, no. 3, p. 287–306, 1962.
HONOUR, Hugh (ed). The image of the black in Western art (v.4 pt.1). Cambridge: Harvard University Press, 1989.
HUNTER JR, Wilbur H. Philip Tilyard. The William and Mary Quarterly, v. 7, n. 3, p. 393 – 405, 1950.
JENSON, Deborah. Beyond the Slave Narrative: Politics, Sex, and Manuscripts in the Haitian Revolution. Liverpool: Liverpool University Press, 2011.
LABELLE, Micheline. Idéologie de couleur et classes sociales en Haïti. Montréal: Les Presses de l'Université de Montréal, 1987.
MAXIMILLIEN, Louis. Quelques apports indiens dans la vie haïtienne. In : CHARLES, Phillipe Christophe (org.). Christophe Colomb, les indiens et leurs survivances en Haïti. Port-au-Prince: Christophe, 1992.
MEYER, Arline. Re-dressing Classical Statutary: The Eighteenth-Century “Hand-In-Waistcoat” Portrait. The Art Bulletin, v. 77, n. 1, p. 45-63, 1995.
MONGEY, Vanessa. A Tale of Two Brothers: Haiti’s Other Revolutions. The Americas, v. 69, n. 1, p. 37-60, 2012.
MOREL, Marco. A Revolução do Haiti e o Brasil escravista: o que não deve ser dito. Jundiaí: Paco Editorial, 2017.
MOYA PONS, Frank. La dominación haitiana, 1822 – 1844. Santo Domingo: Librería La Trinitaria, 2013.
PERRY, Amanda T. Becoming Indigenous in Haiti: from Dessalines to La Revue Indigène. Small Axe. v. 21, n. 53, 2017. p. 45 – 61.
PINTO, Ana Flávia Magalhães. Escritos de Liberdade: literatos negros, racismo e cidadania no Brasil oitocentista. Campinas: Editora da Unicamp, 2018.
POWER-GREENE, Ousamane K. Against wind and tide - The African American Struggle against the Colonization Movement. New York: New York University Press, 2014.
SCHWARTZ, Stuart B. Spaniards, ‘pardos’, and the missing mestizos: identities and racial categories in the early Hispanic Caribbean. NWIG: New West Indian Guides. v. 71, n. 1/2, p. 5-19, 1997.
SCOTT, Julius. The Common Wind: Afro-American Currents in the Age of the Haitian Revolution. London; New York: Verso Books, 2018.
SHARP, Helen Towley McElhiney. Philip Thomas Coke Tilyard: Baltimore Portraitist. Dissertação (Mestrado em Artes). Universidade de Delaware, 1980.
STRONG, John A. The Unkechaug Indians of Eastern Long Island: A History. University of Oklahoma Press, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
a. Cessão de direitos autorais
Venho, por meio desta, ceder em caráter definitivo os direitos autorais do artigo "____________", de minha autoria, à Revista Eletrônica da ANPHLAC e afirmo estar ciente de que estou sujeito às penalidades da Lei de Direitos Autorais (Nº9609, de 19/02/98) no caso de sua infração. Autorizo a Revista Eletrônica da ANPHLAC a publicar a referida colaboração em meio digital, sem implicância de pagamento de direitosautorais ou taxas aos autores.
b. Declaração de ineditismo e autoria
Atesto que o artigo ora submetido à Revista Eletrônica da ANPHLAC, intitulado "________________________", de minha autoria, nunca foi publicado anteriormente, na íntegra ou em partes, dentro do país. Vindo a ser publicado na Revista Eletrônica da ANPHLAC, comprometo-me a não republicá-lo em qualquer outro veículo editorial.