A Revolução Mexicana nos livros didáticos de História do PNLD 2018
DOI:
https://doi.org/10.46752/anphlac.28.2020.3841Resumo
Resumo: Este artigo tem por objetivo entender como a Revolução Mexicana, iniciada em 1910, aparece nos livros didáticos de História aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2018 e destinados aos alunos e professores do terceiro ano do ensino médio[1] das escolas públicas brasileiras. Para tanto, inicialmente buscou-se compreender como os autores trabalharam a temática em suas respectivas obras (quais fatos elencaram e a partir de quais abordagens, por exemplo). Em seguida, lançou-se um olhar acerca da maneira como as fotografias, entendidas aqui como uma representação do real (KOSSOY, 2009), relacionadas à revolução são trabalhadas nas respectivas obras: se como fontes[2] no ofício de narrar os fatos históricos, como era a exigência do Edital 2018[3], ou como ilustração.
Palavras-chave: Revolução Mexicana. Fotografias. PNLD 2018.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
a. Cessão de direitos autorais
Venho, por meio desta, ceder em caráter definitivo os direitos autorais do artigo "____________", de minha autoria, à Revista Eletrônica da ANPHLAC e afirmo estar ciente de que estou sujeito às penalidades da Lei de Direitos Autorais (Nº9609, de 19/02/98) no caso de sua infração. Autorizo a Revista Eletrônica da ANPHLAC a publicar a referida colaboração em meio digital, sem implicância de pagamento de direitosautorais ou taxas aos autores.
b. Declaração de ineditismo e autoria
Atesto que o artigo ora submetido à Revista Eletrônica da ANPHLAC, intitulado "________________________", de minha autoria, nunca foi publicado anteriormente, na íntegra ou em partes, dentro do país. Vindo a ser publicado na Revista Eletrônica da ANPHLAC, comprometo-me a não republicá-lo em qualquer outro veículo editorial.