O (anti)feminismo nas representações da virilidade na imprensa ilustrada humorística (Brasil e Argentina, 1904-1918)
DOI:
https://doi.org/10.46752/anphlac.31.2021.3951Palavras-chave:
Virilidade, Feminismo, ImprensaResumo
Este artigo tem por objetivo analisar uma série de representações ligadas ao que se entendia como virilidade no início do século XX. O período em questão é um momento-chave na história da imprensa como um todo: com os maquinários cada vez mais modernos e a circulação de notícias cada vez mais fluida, diversos periódicos são editados nos grandes centros urbanos. Uma das revistas mais populares da Belle Époque era a revista ilustradas humorística. Para a nossa reflexão comparativa, tomaremos como exemplo dois periódicos desse gênero: a revista O Malho, brasileira, e a revista PBT, argentina. A tônica de suas publicações, que são nossas fontes primárias, era a da sátira e do humor, através de chistes, charges e crônicas que traziam as notícias e as novidades do mundo da política e da cultura. Nesse sentido, a questão da emancipação feminina foi um dos temas constantemente articulados e mobilizados por esses periódicos, seja demarcando um posicionamento antifeminista ou ressignificando o termo “feminismo”.
Downloads
Referências
BARD, Christine (org.). Un siècle d’antiféminisme. Paris: Éditions Fayard, 1999.
BERGSON, Henri. O riso: ensaio sobre a significância do cômico. Rio de Janeiro: Zahar Editores. 1983.
CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. 2ª edição." Col. Memória e Sociedade. Difel: Algés, 2002.
CORBIN, Alain; COURTINE, Jean-Jacques; VIGARELLO, Georges. História da Virilidade. Vol. 2 (O triunfo da virilidade. O século XIX). Petrópolis: Vozes, 2013a.
CORBIN, Alain; COURTINE, Jean-Jacques; VIGARELLO, Georges. História da Virilidade. Vol. 3 (A virilidade em crise? Séculos XX-XXI). Petrópolis: Vozes, 2013b.
FRANCO, Stella Maris Scatena. “Gênero em debate: problemas metodológicos e perspectivas historiográficas”. In: VILLAÇA, Mariana; PRADO, Maria Ligia C. (org.). História das Américas: fontes e abordagens historiográficas. SP: Humanitas/Capes, 2015. (p. 36 a 51).
LAQUEUR, Thomas. Inventando o sexo. Corpo e gênero dos gregos a Freud. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.
MAIA, Andrea Casa Nova (Org.), CARDOSO, Luciene Carris e SANTOS, Vicente S. M. dos. Russos em revista: a Revolução Russa nas revistas ilustradas brasileiras. Rio de Janeiro: Gramma, 2018.
MARQUES NETO, C. F. Da necessidade de uma “nova” escola só para moças: Henrique Castriciano de Souza e a modernidade pedagógica norte-riograndense (1911-1923). 2016. 176 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2016.
MOREIRA, Thaís Batista Rosa. “O antifeminismo e o antissufragismo em publicações das revistas ilustradas humorísticas “O Malho” e “Careta” (1917-1932)”. In: ENCONTRO DE PESQUISA NA GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA (EPEGH), 6., 2018, São Paulo. Anais eletrônicos: VI Encontro de Pesquisa na Graduação em História [...]. São Paulo: FFLCH/USP, 2021. 762 p. ISBN 978-65-87621-39-5. Disponível em: <https://sites.usp.br/pet/vi-epegh-publicacao-dos-anais/>. Acesso em: 7 maio 2021.
SCHPUN, Mônica Raisa. Beleza em jogo: Cultura física e comportamento em São Paulo nos anos 20. São Paulo: Boitempo, 1999.
TARASIUK PLOC, Laura Ivana; WIZSNIACKI, Mariano: La ilustración en los inicios de la Revista PBT (1904-1908). Prensa, comunicación visual y sátira política. X Jornadas de Jóvenes Investigadorxs. Instituto de Investigaciones Gino Germani. 2019, p.11-12. Disponível em: < http://jornadasjovenesiigg.sociales.uba.ar/wp-content/uploads/sites/107/2020/09/eje4_tarasiuk_wiszniacki-PON.doc.docx> Acesso em maio de 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
a. Cessão de direitos autorais
Venho, por meio desta, ceder em caráter definitivo os direitos autorais do artigo "____________", de minha autoria, à Revista Eletrônica da ANPHLAC e afirmo estar ciente de que estou sujeito às penalidades da Lei de Direitos Autorais (Nº9609, de 19/02/98) no caso de sua infração. Autorizo a Revista Eletrônica da ANPHLAC a publicar a referida colaboração em meio digital, sem implicância de pagamento de direitosautorais ou taxas aos autores.
b. Declaração de ineditismo e autoria
Atesto que o artigo ora submetido à Revista Eletrônica da ANPHLAC, intitulado "________________________", de minha autoria, nunca foi publicado anteriormente, na íntegra ou em partes, dentro do país. Vindo a ser publicado na Revista Eletrônica da ANPHLAC, comprometo-me a não republicá-lo em qualquer outro veículo editorial.