A Guerra do Paraguai apresentada sob a “perspectiva militar” na imprensa ilustrada do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.46752/anphlac.33.2022.4066Palavras-chave:
Paraguayan War (1864-1870); Visual Culture; Illustrated Press.Resumo
Este artigo se volta à cobertura da Guerra do Paraguai (1864-1870) realizada pela imprensa ilustrada do Rio de Janeiro, dedicando-se especialmente à análise das estampas publicadas sob a chancela de testemunha ocular do conflito. A partir desse recorte, demonstra-se a relevância da participação de oficiais das armas do Império como correspondentes de dois periódicos em especial: Semana Ilustrada e A Vida Fluminense. Fundamentando-se na comparação com o ocorrido durante a Guerra Civil (1861-1865) nos Estados Unidos, conclui-se que o papel reservado aos desenhos técnicos militares na cobertura visual da guerra reforçou a abstenção pública ao proporcionar aos leitores o lugar de espectadores passivos do evento.
Downloads
Referências
ANDERSON, B. Comunidades imaginadas. São Paulo: Cia da Letras, 2013.
ANDRADE, J. M. F. História da fotorreportagem no Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
____________. A Semana Ilustrada e a Guerra do Paraguai. Tese (doutorado): IFCH/UFRJ, 2011.
AUDIBERT, G. La perspective cavalière. Paris: APMEP, 1990.
AUMONT, J. O olho interminável. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.
BROWNLEE, P., et all. Home front: daily life in the Civil War North. Chicago: University of Chicago Press, 2013.
BUENO, B. P. S. Desenho e desígnio: o Brasil dos engenheiros militares (1500-1822). São Paulo: Edusp, 2011.
CAMPBELL, W. P. The Civil War: A centennial exhibition of eyewitness drawings. Washington: National Art Gallery, 1961.
CAMPOS, A. M. O desenho panorâmico militar. Coimbra: França Amado editor, 1908.
CARDOSO, R. Impresso no Brasil, 1808-1930. Rio de Janeiro: Verso Brasil, 2009.
CRARY, J. Techniques of the observer. Cambridge: MIT Press, 1992.
DIAZ-DUHALDE, S. El globo aerostático y la máquina de mirar. Cultura visual y guerra en el siglo XIX paraguayo. In: Decimonónica. Vol. 11, num. 2, 2014.
DONIN, L. A. Academia de marinha: normatização da formação militar naval no período de construção do Estado Imperial Brasileiro. Dissertação (Mestrado). Niterói: PPGH/UFF, 2014.
DORATIOTO, F. Maldita Guerra. São Paulo: Cia das Letras, 2002.
FABRIS, A. “Uma outra história da arte?”. In: Locus Revista de História. Juiz de Fora: v. 8, n. 2 (2002).
GALASSI, P. Before photography. Nova Iorque: Moma, 1981.
GOMBRICH, E. Arte e ilusão. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
HARLEY, J. B. & WOODWARD, D. The history of cartography. Vol. I. Chicago: The University of Chicago Press, 1987.
HARLEY, B. « Mapas, saber e poder », Confins [Online], 5 | 2009, posto on-line no dia 24 abril 2009, consultado em 30 de agosto 2017.
HOONHOLTZ, L. A. V. Memórias do Almirante Barão de Teffé: Batalha Naval do Riachuelo. Rio de Janeiro: Livraria Garnier, 1865.
MOREIRA, R. “Engenharia militar.” In: Dicionário da Arte barroca em Portugal. Lisboa: Editora Presença, 1989.
PENHOS, M. A vuelo de pájaro. (Catálogo de exposição). Buenos Aires: RO Galeria de Arte, 2008.
RISLEY, F. Civil War Journalism. Santa Barbara: Praeger, 2012.
SEAMAN, N. “Authenticity, the master author and the missing hand”. In: First hand Civil War Era drawings. BOOKBINDER, J. and GALLAGHER, Sheila (orgs). Boston: McMullen Museum of art, 2009.
THOMPSON, W. F. The images of war. Nova Iorque: Thomar Yoseloff Publisher, 1959.
TORAL, A. Imagens em desordem. São Paulo: Humanitas, 2001.
TRINCHÃO, G. e SOUZA, A. W. O desenho na formação de lentes engenheiros militares portugueses e brasileiros. Anais do IV Congresso Brasileiro de História da Educação, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
a. Cessão de direitos autorais
Venho, por meio desta, ceder em caráter definitivo os direitos autorais do artigo "____________", de minha autoria, à Revista Eletrônica da ANPHLAC e afirmo estar ciente de que estou sujeito às penalidades da Lei de Direitos Autorais (Nº9609, de 19/02/98) no caso de sua infração. Autorizo a Revista Eletrônica da ANPHLAC a publicar a referida colaboração em meio digital, sem implicância de pagamento de direitosautorais ou taxas aos autores.
b. Declaração de ineditismo e autoria
Atesto que o artigo ora submetido à Revista Eletrônica da ANPHLAC, intitulado "________________________", de minha autoria, nunca foi publicado anteriormente, na íntegra ou em partes, dentro do país. Vindo a ser publicado na Revista Eletrônica da ANPHLAC, comprometo-me a não republicá-lo em qualquer outro veículo editorial.