Interpretando os sujeitos históricos: o uso do RPG no Ensino de História das Américas e suas possibilidades didáticas

the use of role-playing games in teaching the history of the Americas and its didactic possibilities

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46752/anphlac.38.2024.4219

Palavras-chave:

Cristóvão Colombo, RPG, História

Resumo

A proposta deste artigo é apresentar e explicar a viabilidade do uso do RPG nas aulas de História, mais precisamente, nos conteúdos que envolvem as Américas. Para tanto, nos deteremos no caso em que os conceitos do RPG foram “adaptados” ao conteúdo específico desse campo de estudo, a saber: A colonização das Américas, com ênfase na primeira viagem de Cristóvão Colombo (1492). Lançamos mão de uma bibliografia específica sobre o tema a fim de explanar melhor o objeto pesquisado.  Dessa forma, observou-se, que o RPG permite uma interação entre aqueles que participam e contribuem com a jogabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGUIAR, I. A. de; PASSOS, E. A Tecnologia como caminho para uma educação cidadã. Cairu em Revista – Sociedade, Educação Gestão e Sustentabilidade, Salvador, n. 3, ano 3, dez./jan, 2014. Disponível em: https://www.cairu.br/revista/artigos3.httml. Acesso em: 04 abr. 2024.

ALVES, L. Educação Remota: entre a ilusão e a realidade. Interfaces Científica, Aracaju,v. 8, n. 3, p. 348-365, 2020. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/about. Acesso em: 12 jun. 2024.

AMARAL, R. R. do.; BASTOS, H. F. B. N. O Roleplaying Game na sala de aula: uma maneira de desenvolver atividades diferentes simultaneamente. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 11, n. 1, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4126. Acesso em 11 ago. 2024.

Araraquara: UNESP, 2008.

BITTENCOURT, C. Ensino de história da América: reflexões sobre problemas de identidades. Revista Eletrônica da Anphlac, n. 4, [s.i], 2005. Disponível em: https://revista.anphlac.org.br/anphlac/article/view/1358. Acesso em 11 ago. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

DIESEL, A., BALDEZ, A. L. S., MARTINS, S. N. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, Pelotas-RS, v. 14, n. 1, 2017. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4650060/mod_resource/content/1/404-1658-1-PB%20%281%29.pdf. Acesso em 12 ago. 2024.

HOUAISS, A. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro, Ed. Objetiva, 2001.

NUNES, H. de F. O jogo e a socialização do conhecimento. Enc. BIBLI: R. Eletr. Bibl. Ci. Inf., Florianópolis, n. esp., 2º sem. 2004. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2004v9nesp2p75. Acesso em 15 ago. 2024.

OLIVEIRA, L. 7 tipos de RPG que todo jogador deveria conhecer. Rpgtigs. 2024. Disponível em: https://rpgtips.com.br/tipos-de-rpg/. Acesso em 10 ago. 2024.

PEREGALLI, E. A América que os europeus encontraram. 26 ed. São Paulo: Atual, 1994.

RODRIGUES E SILVA, V. Ensino de História da América no Brasil. Diálogos, DHI/PPH/UEM, v. 8, n. 2, p. 83-104, 2004. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Dialogos/article/view/38105. Acesso em 15 ago. 2024.

SILVA, J. T. da. Descobrimento e colonização. São Paulo: Ed. Ática, 1987.

SILVEIRA, J. P. C. O RPG como dispositivo de produção do conhecimento histórico das Américas: a primeira viagem de Cristóvão Colombo (1492). 2023. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023.

SOUSA, M. N. de. A perspectiva descolonial. Revista Videre, Dourados, v. 13, n. 26, maio/ago., 2021. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/article/view/13152. Acesso em 10 ago. 2024.

VASQUES, R. As potencialidades do RPG na educação escolar. Dissertação (Mestrado

em Educação Escolar). Faculdade de Ciências e Letras. Universidade Estadual Paulista.

Araraquara: UNESP, 2008.

Downloads

Publicado

2024-12-23

Como Citar

Firmo dos Santos, A. (2024). Interpretando os sujeitos históricos: o uso do RPG no Ensino de História das Américas e suas possibilidades didáticas: the use of role-playing games in teaching the history of the Americas and its didactic possibilities. Revista Eletrônica Da ANPHLAC, 25(38), 125–143. https://doi.org/10.46752/anphlac.38.2024.4219