O Ensino de história sobre ditadura(s) nos livros didáticos –A questão das esquerdas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46752/anphlac.39.2025.4239

Palavras-chave:

: organizações de esquerda, ditadura civil-militar, livros didáticos

Resumo

O presente artigo visa discutir os apagamentos e omissões das organizações de esquerda nos livros da rede pública das disciplinas de história e ciências humanas distribuídos no Estado do Maranhão, especificamente os conteúdos desses livros que tratem sobre os regimes autoritários do século XX. Na primeira parte do artigo será abordado o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e seu impacto na elaboração dos livros didáticos no Brasil, em conseguinte, ainda se tratando sobre o PNLD, serão apresentados os dados de distribuição de didáticos no Estado do Maranhão. No segundo momento serão analisados os conteúdos voltados à ditadura civil-militar nos livros didáticos  A Conquista da História e Ciências Humanas: Política, Conflitos e Cidadania, a fim de que se verifique se os livros acompanham as tendências historiográficas sobre o período. Por fim, será debatido a representação das ditaduras na América Latina nos didáticos.

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Publicado

2025-06-30

Como Citar

Alves, H. (2025). O Ensino de história sobre ditadura(s) nos livros didáticos –A questão das esquerdas. Revista Eletrônica Da ANPHLAC, 25(39), 185–220. https://doi.org/10.46752/anphlac.39.2025.4239

Edição

Seção

Ensino de História das Américas