A cidade fantástica do Martim Cererê (1927) e a cidade estática do Fervor de Buenos Aires (1923) de Jorge Luis Borges
poetizações das cidades sul-americanas
DOI:
https://doi.org/10.46752/anphlac.34.2022.4102Palavras-chave:
representação, poética, urbanoResumo
Este artigo tem como objetivo principal realizar uma análise comparativa entre as formas de representação da cidade encontradas no poema Martim Cererê (1927), de Cassiano Ricardo, e no poema Fervor de Buenos Aires (1923), de Jorge Luis Borges. Entendemos que ambos os poemas oferecem ao pesquisador – particularmente do campo das relações entre História, Literatura e Cidade – caminhos para entrar em contato com experiências múltiplas sobre as representações dessas duas cidades latino-americanas. Nesse sentido, buscaremos compreender como as cidades de São Paulo-Brasil e a cidade de Buenos Aires-Argentina foram poetizadas pelos dois escritores e, assim, trazer à luz diferentes formas de poetizar as experiências humanas no espaço urbano em vias de modernização.
Downloads
Referências
ANTELO, Raul. Veredas de enfrente: martinfierrismo, ultraismo, modernismo. Disponível em: <http://revista-iberoamericana.pitt.edu/ojs/index.php/Iberoamericana/article/viewFile/5078/5236> Acessado em: 28 jul. 2022.
BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. São Paulo: Editora Cultrix, 1986. 583 p.
BORGES, Jorge Luis. Fervor de Buenos Aires. Buenos Aires: Emecé Editores, 1974.
CAJERO, Antônio. “A quien leyere”: la poética de “Fervor de Buenos Aires.” Variaciones Borges, Pittsburgh, n. 22, p. 101-128, 2006. Disponível em: <http://www.jstor.org/stable/24880324> Acessado em: 31 jul. 2022.
CANCLINI, Néstor García. Culturas híbridas: estratégias para entrar y salir de la modernidade. México: Editora Grijalbo, 1990.
CARPINTÉRO, M.V.T.; CERASOLI, J. F. A cidade como história. História: Questões & Debates, Curitiba, n. 50, p. 61-101, jan./jun. 2009. Editora UFPR
COELHO, George L. S. Consumo cultural do pensamento vasconceliano na literatura modernista brasileira: intercâmbios intelectuais na constituição do discurso da raça latino-americana na década de 1920. Revista Eletrônica da ANPHLAC, n. 25, p. 183-221, 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.46752/anphlac.025.2018.2954> Acessado em: 31 jul. 2022.
COELHO, George L. S. O bandeirante que caminha no tempo: apropriações do poema “Martim Cererê” e o pensamento político de Cassiano Ricardo. 2015. 346 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015.
COUTINHO, Afrânio. A Literatura Brasileira: modernismo. 2ª edição. Rio de Janeiro: Editora Sul Americana, 1970.
DEMENECH, Pedro. Fundação e construção: Buenos Aires dos anos 1920 sob a ótica de Jorge Luis Borges. Revista Eletrônica da ANPHLAC, n. 12, p. 54-84, 2012. Disponível em: <https://doi.org/10.46752/anphlac.12.2012.1331> Acessado em: 31 jul. 2022.
DEMENECH, Pedro. Buenos Aires nos anos vinte: cenário intelectual, urbanismo e modernidade. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH, São Paulo, julho 2011. Disponível em: <https://anpuh.org.br/uploads/anais-simposios/pdf/2019-01/1548856707_f9be3dd4b33455f26d18c0d8068ee070.pdf> Acessado em: 31 jul. 2022.
DEMENECH, Pedro. Contradições portenhas: modernidade, modernismo e modernização em Jorge Luis Borges durante os anos de 1920. Geografares, [S. l.], n. 14, p. 57-71, 2020. DOI: 10.7147/GEO14.4436. Disponível em: <https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/4436> Acesso em: 31 jul. 2022.
DEMENECH, Pedro. Nostalgia do Real: O Jovem Jorge Luis Borges e a História de Buenos Aires. Revista Expedições: Teoria da História & Historiografia, Morrinhos/GO, v. 8, n. 2, p. 31-47, mai./ago. 2017
FABRIS, Annateresa. Modernidade e modernismo no Brasil. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1994.
FABRIS, Annateresa. Futurismo: uma poética da modernidade. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1987.
FELDMAN, Hernán. Los propietarios de la broma: la vanguardia martinfierrista y los usos delepitafio. Revista Canadiense de Estudios Hispánicos, Canadá, v.33, n. 2, p. 357-380, 2009. Disponível em: <http://www.jstor.org/stable/27764262> Acessado em: 30 jul. 2022.
FERREIRA, Antônio Celso. Fonte fecunda. In: PINSKY, Carla Bassanezi & LUCA, Tania Regina de. (orgs.) O Historiador e suas Fontes. São Paulo: Contexto, 2009. p. 61-91
FERREIRA, Jerusa Pires. Notícias de Martim Cererê de Cassiano Ricardo. São Paulo: Quatro Artes Editora, 1970.
GUELFI, Maria Lúcia Fernandes. Novíssima: estética e ideologia na década de vinte. São Paulo: Instituto de Estudos Brasileiros, 1987.
LEME, P. (2017). Fervor e melancolia: A experiência urbana em Jorge Luis Borges. Magma, São Paulo, v. 23, n. 13, p. 123-143, 2016. Disponível em: <https://doi.org/10.11606/issn.2448-1769.mag.2016.115222> Acessado em: 30 jul. 2022.
LOURENÇO, Clediane; MAKOWIECKY, Sandra. Possíveis concretos: a Buenos Aires de Jorge Luis Borges. Disponível em: <http://www.anpap.org.br/anais/2011/pdf/chtca/sandra_makowiecky_3.pdf> Acessado em: 30 jul. 2022.
LUENGO, Enrique. Jorge Luis Borges: escorzo y perspectiva. Desde “Fervor De Buenos Aires” (1923) a “El Hacedor” (1960). Revista de literatura hispânica, Craston, n. 29/30, p. 177-184, 1989. Disponível em: <http://www.jstor.org/stable/23285347> Acessado em: 28 jul. 2022.
MARTINS, Wilson. O modernismo. 4ª Ed. São Paulo: Editora Cultrix, 1973.
MENESES, Carlos. Los antifaces de Jorge Luis Borges. Variaciones Borges, Pittsburgh, n. 4, p. 170-173, 1997. Disponível em: <http://www.jstor.org/stable/24879379> Acessado em: 28 jul. 2022.
MONTEIRO, Charles. Entre história urbana e história da cidade: questões e debates. Oficina do Historiador (EDIPUCRS), Porto Alegre, v. 5, n.1, jan./jun., 2012, p. 101-112
MONTEIRO, Amilton Maciel. Cassiano: fragmentos para uma biografia. São José dos Campos, SP: Univap, 2003.
MOREIRA, Luiza Franco. Meninos, poetas e heróis: aspectos de Cassiano Ricardo do modernismo ao Estado Novo. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2001. PESAVENTO, Sandra Jatahy. O imaginário da cidade: visões literárias do urbano. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2002.
PICCHIA, Menotti del.; RICARDO, Cassiano.; SALGADO, Plínio Salgado. O Curupira e o Carão. São Paulo: Editora Hélios, 1927a.
QUEIROZ, Helaine N. A Revista Martín Fierro e a promoção das artes de vanguarda na Argentina. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, [S. l.], v. 9, n. 18, p. 367–396, 2019. DOI: 10.35699/2237-5864.2019.16130. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/16130. Acesso em: 29 jul. 2022.
RICARDO, Cassiano. Martim Cererê. São Paulo: Editora Hélios, 1927b.
RICARDO, Cassiano. Martim Cererê ou o Brasil dos meninos, dos poetas e dos heróis. São Paulo: Editora Hélios, 1928.
RICARDO, Cassiano. Martim Cererê. 2ª ed. São Paulo: Editora Hélios, 1929.
RICARDO, Cassiano. Martim Cererê. 3ª ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1932.
RICARDO, Cassiano. Martim Cererê e seus novos poemas. 4ª ed. São Paulo: Editora Novíssima, 1934.
RICARDO, Cassiano. Martim Cererê. 5 ª ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1936.
RIVA, Anelise Ferreira; CASTIGLIONI, Ruben Daniel Méndez. O Ultraímosborgiano ou o Borges ultraísta. Revista Contingentia, Rio Grande do Sul, v. 5, n. 2, p. 119-127, 2010. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/29480/000768615.pdf?sequence=1> Acessado em: 28 jul. 2022.
RIVERO, Gloria Videla de. El sentido de las variantes textuales en dos ediciones de ‘Fervor de Buenos Aires’ de Jorge Luis Borges. Revista Chilena de Literatura, Chile, n. 23, p. 67-78, 1984. Disponível em: <http://www.jstor.org/stable/40356383> Acessado em: 28 jul. 2022.
SARLO, Beatriz. Borges, un escritor en las orillas. Buenos Aires: Ariel, 1995.
ROCCA, P., de Torre, G., Nazaré, J., & Valdés, I. P. Las orillas del Ultraísmo. Hispamérica, v. 31, n. 92), p. 21-48, 2002. Disponível em: <http://www.jstor.org/stable/20540380> Acessado em: 28 jul. 2022.
VELLOSO, Mônica. História & Modernismo. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.
VELLOSO, Mônica. A brasilidade verde-amarela: nacionalismo e regionalismo paulista. Disponível em: <https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/1952> Acessado em: 30 jul. 2022.
ZULETA, Rodrigo. “Fervor de Buenos Aires” o la poética de la humildad. Romanische Forschungen, v. 106, n. 1/4, p. 260-267, 1994. Disponível em: <http://www.jstor.org/stable/27940542> Acessado em: 30 jul. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
a. Cessão de direitos autorais
Venho, por meio desta, ceder em caráter definitivo os direitos autorais do artigo "____________", de minha autoria, à Revista Eletrônica da ANPHLAC e afirmo estar ciente de que estou sujeito às penalidades da Lei de Direitos Autorais (Nº9609, de 19/02/98) no caso de sua infração. Autorizo a Revista Eletrônica da ANPHLAC a publicar a referida colaboração em meio digital, sem implicância de pagamento de direitosautorais ou taxas aos autores.
b. Declaração de ineditismo e autoria
Atesto que o artigo ora submetido à Revista Eletrônica da ANPHLAC, intitulado "________________________", de minha autoria, nunca foi publicado anteriormente, na íntegra ou em partes, dentro do país. Vindo a ser publicado na Revista Eletrônica da ANPHLAC, comprometo-me a não republicá-lo em qualquer outro veículo editorial.