As independências na sala de aula: reflexões e propostas sobre um desconforto docente
DOI:
https://doi.org/10.46752/anphlac.38.2024.4207Palavras-chave:
Independências; Heróis; Ensino.Resumo
Muitos professores sentem dificuldades de trabalhar, em sala de aula, com o tema das independências hispanoamericanas, visto que, em muitas escolas, a América continua sendo um tema pouco debatido e até mesmo ignorado. O complexo processo de separação das colônias espanholas envolveu uma série de conceitos, tais como nação, identidade, o Iluminismo, a opinião pública, o ressentimento histórico e a construção dos heróis libertadores. Mais do que discussões teóricas e análises historiográficas, este artigo tem como objetivo refletir a respeito da prática docente, sugerindo novos assuntos e algumas estratégias de ensino. Da mesma forma, este estudo também pretende ampliar os olhares a respeito das análises de documentos consagrados, como a Carta da Jamaica, propor novas fontes, como a imprensa periódica, além de trabalhar com a iconografia e com as relações existentes entre a América Hispânica e a América Portuguesa.
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