As independências na sala de aula: reflexões e propostas sobre um desconforto docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46752/anphlac.38.2024.4207

Palavras-chave:

Independências; Heróis; Ensino.

Resumo

Muitos professores sentem dificuldades de trabalhar, em sala de aula, com o tema das independências hispanoamericanas, visto que, em muitas escolas, a América continua sendo um tema pouco debatido e até mesmo ignorado. O complexo processo de separação das colônias espanholas envolveu uma série de conceitos, tais como nação, identidade, o Iluminismo, a opinião pública, o ressentimento histórico e a construção dos heróis libertadores. Mais do que discussões teóricas e análises historiográficas, este artigo tem como objetivo refletir a respeito da prática docente, sugerindo novos assuntos e algumas estratégias de ensino. Da mesma forma, este estudo também pretende ampliar os olhares a respeito das análises de documentos consagrados, como a Carta da Jamaica, propor novas fontes, como a imprensa periódica, além de trabalhar com a iconografia e com as relações existentes entre a América Hispânica e a América Portuguesa.

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Biografia do Autor

Marcus Vinícius de Morais, Unicamp

Doutorando em História Cultural, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pesquisa em andamento: "A construção do libertador": os escritos de Simón Bolívar e o jornal Correio de Orinoco (1805-1825)". Rua Major Sólon 634, apto 34. Cambuí - Campinas (SP), CEP 13024-091. e-mail: moraismarcus@yahoo.com.br

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Publicado

2024-12-23

Como Citar

de Morais, M. V., & de Souza Fredrigo, F. . (2024). As independências na sala de aula: reflexões e propostas sobre um desconforto docente. Revista Eletrônica Da ANPHLAC, 25(38), 90–124. https://doi.org/10.46752/anphlac.38.2024.4207