O Populismo Latino-americano nas páginas de obras didáticas: uma análise acerca do Ensino de HIstória da América no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46752/anphlac.38.2024.4215

Palavras-chave:

Populismo, Ensino de História, Livro didático, Hist´ória da América

Resumo

As profundas transformações sugeridas pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC) à História ensinada no espaço escolar segue como um tema a ser investigado pela historiografia. Um caminho para mapear a repercussão dos debates por ela sugerida pode ser através dos livros didáticos, na medida em que eles materializam o código disciplinar (FERNÁNDEZ, 2009) e são importantes recursos para a modulação da História enquanto disciplina escolar. Seguindo essa perspectiva, o objetivo geral do artigo foi compreender a presença da História da América na Educação Básica a partir da BNCC. Para tanto, o recorte da análise centrou-se nas discussões presentes em livros didáticos em torno da noção de populismo e sua caracterização na América Latina. Examinamos quatro coleções de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da Editora Moderna, aprovadas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2021. Ao longo da análise, exploramos comparações quanto às narrativas construídas pelas coleções, bem como suas filiações às interpretações do que se constituiu historicamente como História da América para os estudantes do Brasil. CE, por fim, o debate sobre populismo nos livros didáticos tomando por base a BNCC sugere um uso instrumentalizado do conceito, à luz do debate político contemporâneo, cujas consequências incluem a permanência das interpretações que enfatizam a manipulação e o protagonismo de lideranças carismáticas nas obras didáticas, silenciando o protagonismo político de outros atores sociais latino-americanos, como mulheres e trabalhadores.

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Publicado

2024-12-23

Como Citar

Lima Gomes, I., & Araújo dos Santos, K. (2024). O Populismo Latino-americano nas páginas de obras didáticas: uma análise acerca do Ensino de HIstória da América no Brasil. Revista Eletrônica Da ANPHLAC, 25(38), 58–89. https://doi.org/10.46752/anphlac.38.2024.4215