O Populismo Latino-americano nas páginas de obras didáticas: uma análise acerca do Ensino de HIstória da América no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.46752/anphlac.38.2024.4215Palavras-chave:
Populismo, Ensino de História, Livro didático, Hist´ória da AméricaResumo
As profundas transformações sugeridas pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC) à História ensinada no espaço escolar segue como um tema a ser investigado pela historiografia. Um caminho para mapear a repercussão dos debates por ela sugerida pode ser através dos livros didáticos, na medida em que eles materializam o código disciplinar (FERNÁNDEZ, 2009) e são importantes recursos para a modulação da História enquanto disciplina escolar. Seguindo essa perspectiva, o objetivo geral do artigo foi compreender a presença da História da América na Educação Básica a partir da BNCC. Para tanto, o recorte da análise centrou-se nas discussões presentes em livros didáticos em torno da noção de populismo e sua caracterização na América Latina. Examinamos quatro coleções de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da Editora Moderna, aprovadas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2021. Ao longo da análise, exploramos comparações quanto às narrativas construídas pelas coleções, bem como suas filiações às interpretações do que se constituiu historicamente como História da América para os estudantes do Brasil. CE, por fim, o debate sobre populismo nos livros didáticos tomando por base a BNCC sugere um uso instrumentalizado do conceito, à luz do debate político contemporâneo, cujas consequências incluem a permanência das interpretações que enfatizam a manipulação e o protagonismo de lideranças carismáticas nas obras didáticas, silenciando o protagonismo político de outros atores sociais latino-americanos, como mulheres e trabalhadores.
Downloads
Referências
ANPHLAC. Nota da ANPHLAC sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 2016. Disponível em: http://anphlac.fflch.usp.br/noticia_49. Acesso em: 29/08/2024.
BATISTA, Antônio Augusto Gomes. Um objeto variável e instável: textos impressos e livros didáticos. In: ABREU, Márcia (org.). Leitura, história e história da leitura. Campinas, SP: Mercado de Letras – Associação de Leitura do Brasil, 2002, p. 529-576.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2008.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Percurso acidentado do ensino de História da América. In: IOKOI, Zilda Márcia Gricoli. Educação na América Latina. São Paulo: Expressão e Cultura, 1996, p. 203-218.
BRAICK, Patrícia Ramos et al. Moderna plus: ciências humanas e sociais aplicadas: manual do professor. 1 ed. São Paulo: Editora Moderna, 2020. Disponível em: https://pnld.nees.ufal.br/pnld_2021_didatico/componente-curricular/pnld-2021-obj2-ciencias-humanas-sociais-aplicadas. Acesso em: 10 jun. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Versão final, Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio. Acesso em: 1 de fev.2023.
BRASIL. Ministério da Educação. EDITAL DE CONVOCAÇÃO n.º 03/2019 – CGPLI. Edital de convocação para o processo de inscrição e avaliação de obras didáticas, literárias e recursos digitais para o Programa Nacional do Livro e do Material Didático PNLD 2021. Disponível em: https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas/programas-do-livro/consultas-editais/editais/edital-pnld-2021/EDITAL_PNLD_2021_CONSOLIDADO_13__RETIFICACAO_07.04.2021.pdf. Acesso em: 7 jul. 2024.
CASSIANO, Célia Cristina de Figueiredo. O mercado do livro didático no Brasil: da criação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) à entrada do capital internacional espanhol (1985-2007). 2007. 252 f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10614. Acesso em: 7 jul. 2024.
CAPEL, Heloisa; GOMES, Ivan Lima. Ensino de História e imagens: percursos e aproximações. mimeo.
CAPELATO, Maria Helena Rolim. Multidões em cena: propaganda política no varguismo e no peronismo. 2ª edição. São Paulo: Editora UNESP, 2009.
CONGOTE OCHOA, Bernardo. Gaitán y el populismo: ¿otros dos fantasmas colombianos?. Universitas humanística, n. 62, jul-dez. 2006, pp. 37-361.
COTRIM, Gilberto et al. Conexões: ciências humanas e sociais aplicadas: manual do professor. 1 ed. São Paulo: Editora Moderna, 2020. Disponível em: https://pnld.nees.ufal.br/pnld_2021_didatico/componente-curricular/pnld-2021-obj2-ciencias-humanas-sociais-aplicadas. Acesso em: 10 jun. 2024.
DIAS, Maria de Fátima Sabino. A invenção da América na cultura escolar. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP, 1997. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585306. Acesso em: 22 set. 2022.
FERNANDES, Ana Claudia (ed.). Identidade em ação: ciências humanas e sociais aplicadas: manual do professor. 1 ed. São Paulo: Editora Moderna, 2020. Disponível em: https://pnld.nees.ufal.br/pnld_2021_didatico/componente-curricular/pnld-2021-obj2-ciencias-humanas-sociais-aplicadas. Acesso em: 10 jun. 2024.
FERNÁNDEZ, Raimundo Cuesta. Sociogénesis de una disciplina escolar: la historia. Barcelona: Versão eletrônica, 2009. Disponível em: https://www.historialudens.it/images/download/sociogenesisdeunadiscplinaescolar.pdf. Acessado em: 28 jun. 2024.FERREIRA, Jorge. O nome e a coisa: o populismo na política brasileira. In: FERREIRA, Jorge (org.). O populismo e sua história: debate e crítica. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001, p. 59-123.
FERRERAS, Norberto. A sociedade de massas: os populismos. In: AZEVEDO, Cecilia; RAMINELLI, Ronald (org.) História das Américas: novas perspectivas. Rio de Janeiro: FGV, 2011, p. 213-239.
GOMES, Ângela de Castro. Reflexões em torno de populismo e trabalhismo. Varia Historia, n. 28, p. 55-68, dez. 2002. Disponível em: https://static1.squarespace.com/static/561937b1e4b0ae8c3b97a702/t/572b56ce86db43e1a02f3e03/1462458063222/04_Gomes%2C+Angela+de+Castro.pdf. Acesso em: 1 jul. 2023.
MAUAD, Ana Maria. Imagens em fuga: considerações sobre o espaço público visual no tempo presente. Tempo e argumento, v. 10, n. 23, p. 252-285, jan.-mar. 2018.
REZNIK, Luís. História da historiografia: a era Vargas nos livros didáticos. In: ROCHA, Helenice Aparecida Bastos; MAGALHÃES, Marcelo de Souza; GONTIJO, Rebeca (org.). A escrita da história escolar: memória e historiografia. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009, p. 411–429.
ROMEIRO, Julieta et al. Diálogo: ciências humanas e sociais aplicadas: manual do professor. 1. ed. São Paulo: Editora Moderna, 2020. Disponível em: https://pnld.nees.ufal.br/pnld_2021_didatico/componente-curricular/pnld-2021-obj2-ciencias-humanas-sociais-aplicadas. Acesso em: 10 jun. 2024.
STRÖHRER, Carlos Eduardo. Aprendendo com imagens: a função das fontes visuais nos livros didáticos de História. Aedos, Porto Alegre, v. 4, p. 46-70, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/30634. Acesso em: 5 jun. 2024.
VALDIVIA, Verónica (et al.). Populismo en Chile, de Ibañez a Ibañez. Tomo I: Populismo y trabajadores. Santiago de Chile: LOM Ediciones, 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
a. Cessão de direitos autorais
Venho, por meio desta, ceder em caráter definitivo os direitos autorais do artigo "____________", de minha autoria, à Revista Eletrônica da ANPHLAC e afirmo estar ciente de que estou sujeito às penalidades da Lei de Direitos Autorais (Nº9609, de 19/02/98) no caso de sua infração. Autorizo a Revista Eletrônica da ANPHLAC a publicar a referida colaboração em meio digital, sem implicância de pagamento de direitosautorais ou taxas aos autores.
b. Declaração de ineditismo e autoria
Atesto que o artigo ora submetido à Revista Eletrônica da ANPHLAC, intitulado "________________________", de minha autoria, nunca foi publicado anteriormente, na íntegra ou em partes, dentro do país. Vindo a ser publicado na Revista Eletrônica da ANPHLAC, comprometo-me a não republicá-lo em qualquer outro veículo editorial.