O Ensino da Guerra do Paraguai nos Livros Escolares

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DOI:

https://doi.org/10.46752/anphlac.38.2024.4218

Palavras-chave:

Ensino, Guerra, Revisionismo

Resumo

O ensino sobre a Guerra do Paraguai figura no ensino escolar brasileiro desde o século XIX, transmitindo a visão de autores contemporâneos aos fatos. No âmbito acadêmico tais leituras passaram a sofrer contestação a partir da década de 1960, com o chamado “revisionismo”. O revisionismo esteve presente em materiais didáticos brasileiros ao longo das décadas de 1980 e 1990. Nos anos 2000, com novas abordagens que contestavam o revisionismo, as novas leituras historiográficas chegaram aos livros escolares de Ensino Fundamental e Médio. Em 2017 houve uma grande reforma estrutural do Ensino Médio que pulverizou diversos conteúdos de ciências humanas em itinerários formativos interdisciplinares. Contudo, a reforma empreendida, alvo de muitas críticas, não modificou a abordagem historiográfica do tema. Materiais tanto de Ensino Fundamental quanto Médio, das redes pública e privada apresentam ao estudante diversas visões sobre a Guerra do Paraguai com o objetivo de estimular o pensamento crítico.

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Publicado

2024-12-23

Como Citar

Aubert, P. G. (2024). O Ensino da Guerra do Paraguai nos Livros Escolares. Revista Eletrônica Da ANPHLAC, 25(38), 32–57. https://doi.org/10.46752/anphlac.38.2024.4218