Nuestro Folklore
o rural, o popular e o massivo nas políticas culturais do Primeiro Peronismo (1946-1955)
DOI:
https://doi.org/10.46752/anphlac.39.2025.4233Palavras-chave:
Folclore, Política Cultural, PeronismoResumo
Em resposta às transformações que marcam a Argentina das décadas de 1940 e 1950, sobretudo a intensificação dos movimentos migratórios saindo das províncias do interior campesino rumo à capital Buenos Aires e a consequente emergência de uma cultura de massa no país, o regime populista do Primeiro Peronismo (1946-1955) se utilizaria de iniciativas no âmbito da cultura para afirmar uma determinada sensibilidade nacional comum mediante um discurso massivo pautado na continuidade entre o imaginário das massas e a memória popular em suas várias formas de expressão. Assim, o presente trabalho investiga as apropriações do simbólico popular rural argentino pelo discurso peronista como elemento crucial para o seu projeto de reconfiguração da identidade nacional. Para tal, toma-se como objeto a revista Mundo Radial (1949-1957) – integrada ao monopólio peronista dos meios de comunicação – e seu projeto editorial voltado à construção de um imaginário favorável ao universo rural e ao cancioneiro folclórico no meio do entretenimento urbano, com ênfase nos ensaios anônimos que acompanham pedagogicamente a seção temática Nuestro Folklore na página que a antecede.
Downloads
Referências
ADAMOVSKY, Ezequiel. El gaucho indómito: De Martín Fierro a Perón, el emblema imposible de una nación desgarrada. Ed. 1. Buenos Aires: Siglo XXI Editores Argentina, 2019, E-book.
ARCHIVO NACIONAL DE LA MEMORIA. Constitución de la Nación Argentina 1949: Incluye el estudio preliminar del Dr. Eugenio Raúl Zaffaroni. Ed. 1. Buenos Aires: Archivo Nacional de la Memoria, 2010.
ARRIBÁ, Sergio. El peronismo y la política de radiodifusión (1956-1955). In: MASTRINI Guillermo (Org.). Mucho ruido, pocas leyes: Economía y políticas de comunicación en la Argentina (1920-2004). Ed. 2. Buenos Aires: La Crujía, 2005, p. 71-96.
BEIRED, José Luis Bendicho. Tocqueville, Sarmiento e Alberdi: três visões sobre a democracia nas Américas. História, São Paulo, v. 22, n.2, p. 59-68, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-90742003000200004.
BERGEL, Martín. FORJA: un pensamiento de la desconexión. In: ALTAMIRANO, Carlos; GORELIK, Adrián (ed.). La Argentina como problema: temas, visiones y pasiones del siglo XX. Ed. 1. Buenos Aires: Siglo XXI, 2018.
CASAS, Matías Emiliano. Las metamorfosis del gaucho: Círculos criollos, tradicionalistas y política en la provincia de Buenos Aires 1930-1960. Buenos Aires: PrometeoLibros (eBookKindle), 2021.
DIAZ, Claudio F. El festival de Cosquín como espacio de disputas simbólicas. In: DUPEY, Ana Maria [et al.]. Cosechando todas las vocês: folklore, identidades y territórios. Ed. 1. Buenos Aires, 2018, p. 99- 119. E-book.
DÍAZ, Claudio F. Variaciones sobre el “ser nacional”: Una aproximación sociodiscursiva al folklore argentino. Ed.1. Santa Fe: Edciones UNI, 2022.
GALASSO, Norberto. Perón: formación, ascenso y caída (1893-1955). Ed.1. Buenos Aires: Colihue, 2005.
GARCIA, Tânia da Costa. Do folclore à militância: a canção latino-americana no século XX. São Paulo: Letra e Voz, 2021.
JAURETCHE, Arturo. FORJA y la década infame. Ed. 4. Buenos Aires: A. PEÑA LILLO, 1976.
LACLAU, Ernesto. La razón populista. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2005.
LEONARDI, Yanina. Espectáculos y figuras populares: el circuito teatral oficial durante ‘los años peronistas’. In: SORIA, Claudia; CORTÉS ROCCA, Paola; DIELEKE, Edgardo. Políticas del sentimiento. El peronismo y la construcción de la Argentina moderna. Buenos Aires: Prometeu Libros, 2010, p. 67-80.
LINDENBOIM, Federico. El peronismo en las revistas de espectáculos. Jornadas de Jóvenes Investigadores, VII,2013, Buenos Aires: Universidad de Buenos Aires, Facultad de Ciencias Sociales, 2013. Disponível em: https://www.aacademica.org/000-076/129.pdf. Acesso em: 8 nov. 2024.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações. Comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.
MATALLANA, Andrea. Locos por la Radio: Una historia de la radiofonía en la Argentina entre 1923-1957. [s.l.]: [s.n.], 2017, E-book.
MUNDO RADIAL. Buenos Aires: Editora Raynes, 1949-1957.
MURMIS, Miguel; PORTANTIERO, Juan Carlos. Estudios sobre los orígenes del peronismo. Ed. 1. Buenos Aires: Siglo XXI Editores Argentina, 2004.
PRADO, Maria Lígia Coelho. América latina no século XIX: tramas, telas e textos. São Paulo: Edusp, Bauru, 1999.
QUATTROCCHI-WOISSON, Diana. Los males de la memoria: historia y política en la Argentina. Buenos Aires: Emecé, 1995.
ROMERO, Allejandro Gomes. O peronismo e o Estatuto del Perón Rural: Relações entre Estado e classes sociais no campo argentino durante o peronismo original. 2019. 211 f. Dissertação (Mestrado em História), Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2019.
SECRETARIA TÉCNICA. Presidencia de la Nación. Plan de Gobierno. 1947-1951. Tomo I. Impreso en los Talleres Gráficos de la Penitenciaría Nacional de Buenos Aires. Buenos Aires, 1947.
SVAMPA, Maristella. El dilema argentino: civilización o barbarie. Buenos Aires: TAURUS, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
a. Cessão de direitos autorais
Venho, por meio desta, ceder em caráter definitivo os direitos autorais do artigo "____________", de minha autoria, à Revista Eletrônica da ANPHLAC e afirmo estar ciente de que estou sujeito às penalidades da Lei de Direitos Autorais (Nº9609, de 19/02/98) no caso de sua infração. Autorizo a Revista Eletrônica da ANPHLAC a publicar a referida colaboração em meio digital, sem implicância de pagamento de direitosautorais ou taxas aos autores.
b. Declaração de ineditismo e autoria
Atesto que o artigo ora submetido à Revista Eletrônica da ANPHLAC, intitulado "________________________", de minha autoria, nunca foi publicado anteriormente, na íntegra ou em partes, dentro do país. Vindo a ser publicado na Revista Eletrônica da ANPHLAC, comprometo-me a não republicá-lo em qualquer outro veículo editorial.