O turismo como vetor das relações Brasil-Argentina nas décadas de 1920 e 1930

Autores

  • Valeria Lima Guimaraes Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.46752/anphlac.15.2013.1444

Resumo

Neste artigo serão analisadas as iniciativas governamentais e de atores da sociedade civil brasileira no sentido de incrementar o turismo internacional como estratégia de aproximação com outros países. Será dado destaque aos argumentos favoráveis ao desenvolvimento da atividade turística entre os vizinhos, especialmente a Argentina, e aos entraves encontrados para a sua realização. Verifica-se ao longo do estudo que os discursos que conformam a aproximação turística do Brasil com outras nações estavam fortemente influenciados por uma crença generalizada de que tal atividade econômica seria uma das mais novas e promissoras fontes de obtenção de divisas para um país. Constata-se ainda a influência do ideário pan-americanista no incentivo ao intercâmbio turístico intrarregional e a busca do protagonismo das duas nações líderes na América do Sul na organização desse novo turismo.

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Biografia do Autor

Valeria Lima Guimaraes, Universidade Federal Fluminense

Professora do Departamento de Turismo da Universidade Federal Fluminense. Historiadora e Turismóloga. Pesquisa as relações turísticas entre os países americanos.

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Publicado

2014-03-06

Como Citar

Guimaraes, V. L. (2014). O turismo como vetor das relações Brasil-Argentina nas décadas de 1920 e 1930. Revista Eletrônica Da ANPHLAC, (15), 175–197. https://doi.org/10.46752/anphlac.15.2013.1444